Significado de Quarta-feira de cinzas

O que é Quarta-feira de cinzas

Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa.

Significado de Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas é uma data com grande significado para a comunidade cristã, especialmente para os católicos. É o primeiro dia da Quaresma.

Chamada também de Dia das Cinzas, a Quarta-feira de Cinzas tem data variada, já que depende da data da Páscoa, que sempre ocorre 40 dias depois (ou 46 quando inclusos os domingos). Por isso, a Páscoa pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril – e portanto, a Quarta-feira de Cinzas pode ser comemorada entre o início de fevereiro e metade de março.

A Quaresma é o período que representa os 40 dias que Jesus passou no deserto com o objetivo de suportar as tentações. A Quaresma tem como intuito promover penitências e reflexões que se iniciam no dia seguinte ao Carnaval.

Para a Igreja Ortodoxa, a Quaresma é iniciada na segunda-feira anterior a Quarta-feira de Cinzas. Já para a Igreja Católica Romana, a Quaresma inicia no domingo próximo, com o Carnaval continuando até sábado – denominado de Sabato Grasso (“Sábado Gordo”). A Quarta-feira de Cinzas, nesse caso, não é celebrada.

Na Quarta-feira de Cinzas há a missa das cinzas, momento tradicional deste dia. As cinzas que são usadas no ritual são provenientes dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior.

Assim como na Sexta-feira Santa, na Quarta-feira de Cinzas há o jejum em relação à carne – tradição existente há muitos anos que tem como finalidade fazer com que os fiéis sintam o sacrífico de Jesus (mostrar comunhão e gratidão), abstendo-se de algo que gosta da mesma forma que Ele se sacrificou na cruz para salvar o homem do pecado.

A Quarta-feira de Cinzas também serve para refletir sobre a fragilidade da vida na Terra e de sua efemeridade, além de aproximar-se dos ensinamentos de Cristo.

Vale lembrar que a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial de acordo com a Lei federal – portanto, é um dia útil. Porém, para muitos estabelecimentos comerciais não há expediente. Para órgãos públicos e agências bancárias tem-se o costume de trabalhar somente meio expediente, iniciando as atividades no período do meio-dia ou à tarde.

O significado de Quarta-feira de cinzas está na categoria Significados