Significado de Quilombo

O que é Quilombo

Quilombo é um substantivo masculino. O termo vem do Quimbundo kilombo ou do Umbundo ochilombo, línguas presentes na Angola.

O significado de Quilombo descreve o nome do lugar secreto em que refugiava ou para onde iam os escravos que escapavam das fazendas e casas de família.

Um quilombo era um local que acabava formando várias aldeias com os escravos fugitivos e abrigados, fazendo com que todos vivessem em comunidade. Em geral, o quilombo era escondido ou encoberto em meio ao mato, preferencialmente onde fosse inacessível (altos das montanhas e grutas, por exemplo) – ali, eles encontravam uma vida sem sofrimento e sem exploração.

Não só como um lugar de refúgio aos escravos, os quilombos eram caracterizados por serem um local de resistência. Para tanto, a sobrevivência das pessoas era baseada na plantação, criação e caça de animais, bem como a coleta de elementos das matas, como frutos e madeira.

As pequenas aldeias de escravos também eram conhecidas como mocambos. Juntamente com os quilombos, os mocambos perduraram durante o período da escravidão que acometeu o Brasil.

Por curiosidade, o termo quilombo era inicialmente utilizado para designar o local usado por populações nômades, porém foi com o início da escravidão que a palavra foi adotada pelos escravos e que é conceituada até hoje.

Quilombo dos Palmares é o nome de um dos mais famosos quilombos que existiram durante a época da escravidão no Brasil. Situado onde atualmente é o estado de Alagoas, esse quilombo tinha como chefe o Zumbi dos Palmares, escravo que liderou pelo menos 20 mil pessoas durante o período.

O Quilombo dos Palmares foi bastante próspero e muitas tentativas foram fracassadas para encontrar o local exato, pois era considerado uma ameaça à organização social e política da colônia. Entretanto, foi o bandeirante Domingos Jorge Velho e sua expedição que capturou Zumbi e o matou.

Em 1710, o quilombo foi extinto, afinal não havia mais qualquer liderança.

O significado de Quilombo está na categoria Significados