Significado de Quinta Coluna

O que é Quinta Coluna

Quinta coluna é um termo que está relacionado à política e é empregado para mencionar grupos clandestinos atuantes em uma determinada região ou país, auxiliando em casos de guerras internacionais ou invasão munida de armas, originada por alguma facção rival ou país.

De modo mais abrangente, o termo também é utilizado para instituir aqueles que auxiliam a atuação dos forasteiros, ainda que não se tenha presciência de que haverá alguma invasão. 

Origem da expressão quinta coluna:

A expressão Quinta Coluna surgiu em meio à Guerra Civil Espanhola no período de 1936 a 1939, com o intuito de instituir o grupo dos madrileños admiradores do general Francisco Franco.

De acordo com alguns historiadores, quem criou a expressão foi o então general Queipo Llano, no ano de 1936, quando o líder do golpe, que era contra a república, Franco, estava se preparando para avançar para Madri com quatro colunas que se tratava de uma espécie de formação militar.

Naquela época, Queipo de Llano teria proferido a ele a seguinte frase: "A quinta coluna está esperando para saudar-nos dentro da cidade," fazendo alegoria referente às facções que, naquele período eram convencionalmente acopladas no campo legalista e estavam prontos para a ação em prol do Alzamiento Nacional, na capital.

Porém, Antenor Nascentes conclui que o autor do termo quinta coluna foi o Emílio Mola, que era general na época, e teria usado a expressão enquanto ia para Madri com as quatro colunas expedicionárias, Destas colunas, uma delas vinha de Toledo, outra avançava pela estrada de Extremadura, outra coluna vinha pela Carretera de La Sierra, de Granada, e a outra coluna chegava de Sigüenza, em Castilla-La Mancha.

Emílio Mola, na época, foi entrevistado por alguns jornalistas e ele afirmou que almejava a vitória, pois contava com outra quinta coluna além das quatro colunas que levara. Que seriam aqueles apoiadores de Franco que se encontravam escondidos na comunidade de Madrilenha.

Alguns jornalistas, na época, como Mikhail Koltvov, de Pravda na Espanha se manifestaram, afirmando que quem inventou a expressão foi José Enrique Varela, general da época.

Relação da expressão quinta coluna com a Segunda Guerra Mundial:

A expressão quinta coluna se evidenciou durante a segunda guerra mundial, onde ela designava as pessoas que estavam de acordo com a invasão dos nazistas, assim como sobreveio com alguns dos alemães que moravam nos Sudetos. O ato de uma quinta coluna não se refere a um plano meramente militar.

Do mesmo modo como os participantes de alguma guerra, os indivíduos da quinta coluna operam a partir de sabotagens e da transmissão de rumores. Ou seja, é possível afirmar que a eficácia da quinta coluna jaza de igual modo na probabilidade de “agredir adentro” à competência de não mobilizar alguma atitude de agressividade que se pretende.

Correlações de quinta coluna no Brasil

Há no Brasil existem correlações à quinta coluna, aonde, pessoas que chegavam ao país para lutar, acabavam se refugiando e permanecendo no Brasil, e nisto, essas pessoas se aliavam como estrangeiros que descendiam de outro país que passava por guerras. Aqui no Brasil, essas pessoas atuavam fazendo sabotagens e como mensageiros de informações. Esta condição é caracterizada como Quinta Coluna Brasileira.

O significado de Quinta Coluna está na categoria Significados