Significado de Quirodáctilo

O que é - Quirodáctilo

Quirodáctilo é um termo utilizado no estudo da anatomia e é forma científica de se referir aos dedos das mãos. Para entender um pouco melhor o significado desta palavra de origem grega, vamos dividi-la em duas partes, quiro e dáctilo (ou simplesmente dátilo). A primeira parte, quiro, vem do grego kehír, que significa mão. A segunda parte da palavra, dáctilo, vem do grego dáktulos, que significa dedo.

O termo para referir-se aos dedos dos pés é pododáctilo, uma vez que em grego o termo podo se refere ao pé, como em podologia, que é a ciência que estuda os problemas médicos relacionados aos pés.

Cada quirodáctilo, ou dedo da mão, tem um nome. O popular e conhecido ‘dedão’ tem o nome de polegar; em seguida, o chamado dedo apontador, que também é conhecido como o fura-bolo, é o indicador. Depois dele vem o maior dedo de todos, o dedo médio; e logo depois deste vem o dedo onde normalmente os casados e noivos põe uma aliança, que é o dedo anelar. E por último, que é o menor de todos, o dedo mínimo, mais conhecido como mindinho.

Cientificamente, o correto é referir-se aos dedos da mão da seguinte forma: 1º quirodáctilo direito (polegar direito), 2º quirodáctilo esquerdo (dedo indicador esquerdo).

A partir desta breve informação, já é possível compreender de onde vem, por exemplo, a palavra ‘datilografia’, que grosseiramente poderia ser traduzida por ‘grafia pelos dedos’, onde por acaso a palavra grafia também é originária do grego grafé. Veja também como o conhecimento destes dois termos gregos abre espaço para uma melhor compreensão: quiromancia é a prática da adivinhação pela investigação das linhas das mãos; o morcego é um pterodátilo, ele possui os dedos ligados por membranas, assim como os patos; quiralgia significa ‘dor na mão’.

O significado de Quirodáctilo está na categoria Significados