Significado de Raça E Etnia

O que é Raça E Etnia

Raça é uma consideração dada, cujo objetivo é de colocar em categorias os diferentes tipos de povos de uma mesma natureza biológica, como a sua principal característica física.

A raça humana, por exemplo, pode ser classificada pela cor de sua pele, genética, cultura, condição social, tipo de cabelo. Sendo assim, as diferenças estão nos fatores morfológicos, constituição física, estatura, entre outras diferenciações.

Exemplos de raças: raça indígena, raça caucasiana, raça asiática.

Etnia - Denota um grupo que tem a mesma cultura, os mesmos hábitos. A palavra etnia vem do grego ethnos, que quer dizer população com os mesmos ethos, ou seja, estilo, maneira, costume. Uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais.

Isso engloba a língua falada, a raça, a religião daquele determinado povo.

Exemplos de etnia: hippies, ciganos.

Diferença entre raça e etnia:

A diferença de raça para etnia consiste no fato de que raça está pautada com relação aos atributos biológicos. Está relacionado a princípios morfológicos.

Já a etnia diz respeito aos costumes culturais, como a tradição seguida por determinado povo.

O conceito de etnia é constantemente utilizado de maneira errada, como perífrase para raça. Sendo assim, etnia e raça não são sinônimos.

Raça e etnia no Brasil

O Brasil é um país estimado com uma grande quantidade de miscigenação de raças e etnias. Como por exemplo, os negros, brancos, indígenas e os orientais.

Por conta do seu contexto histórico bem peculiar, cada região do Brasil tem alguma etnia em especial predominante.

Com a mistura dos povos, que é bem abrangente no Brasil, pelos povos que habitaram no país, para cada pessoa brasileira pode-se considerar que tenha parcela de cada raça e etnia.

Relação de raça e etnia na antropologia:

A antropologia usa várias categorizações para grupos de pessoas, que são conhecidos por “raças humanas”, porém, desde que foram implantados procedimentos genéticos para as pesquisas sobre a população humana, essas classificações e o conceito de raças humanas pararam de ser empregados.

Consideração de raça e etnia na sociologia:

Raça humana é comumente usada como uma classificação de resolução social, sendo que a origem (nacionalidade) e a cor da pele e recebem valores, significado e sentidos completamente distintos.

As distinções mais corriqueiras são com relação à cor de pele da pessoa, tipo e estilo de cabelo, amoldamento cranial e facial, leva em consideração os ancestrais e, em determinadas civilizações, a hereditariedade. Entre as considerações mais conhecidas estão: a raça negra, a raça indígena e a raça branca (caucasiana).

Às vezes, os grupos culturais, ou étnicos linguísticos fazem uso do termo “raça” para identificarem-se, mesmo sem levar em consideração o padrão biológico desse grupo. Quando isso acontece, esse termo pode ser substituído por etnia, ou até cultura.

Conceito de raça para designar outras espécies:

“Raça” é um termo também usado, geralmente, para indicar as multiplicidades de animais, como os domésticos e os animais de criação como: cavalos, touros e bois. É muito comum ouvir falar de diversas raças de gatos e de diversos outros animais.

No Brasil há uma diversidade enorme tanto de raças quanto de etnias. A predominância maior é da raça negra. Porém com a miscigenação, pode-se dizer que cada pessoa tem origem de pelo menos, duas raças. Quanto às etnias são muitas e também contribuem para a grande variedade de culturas!

O significado de Raça E Etnia está na categoria Significados