Significado de Raciocínio Lógico

O que é Raciocínio Lógico

Raciocínio lógico é um termo utilizado para nomear uma determinada forma de pensar.

O que é raciocínio lógico

O raciocínio lógico nada mais é do que o pensamento trabalhando em uma sequência analítica, tendo como objetivo analisar todas as possibilidades para resolver um problema.

Para um bom raciocínio lógico é necessária uma estruturação de pensamento adequada, permitindo uma análise lógica que trabalhará até que seja possível se chegar a uma conclusão a respeito do que se estava pensando.

Em busca da solução para determinado problema, costuma-se buscar ordenar o pensamento, ou seja, organizá-lo de uma forma que seja mais ou menos lógica. Isso é raciocinar logicamente.

O raciocínio lógico não é algo com o qual se nasce, e sim algo que se desenvolve ao longo da vida. Para desenvolver essa espécie de raciocínio, basta treinar seus caminhos.

Primeiro, é preciso escolher um ponto de partida e, a partir dele, levantar hipóteses, analisar as possibilidades, examinando todas as consequências de cada uma delas. Esse é o exercício do raciocínio lógico. Pode parecer trabalhoso e difícil em princípio, mas é apenas questão de prática.

Há diferentes tipos de raciocínio lógico. O raciocínio dedutivo parte de uma ideia geral para chegar a uma verdade particular. Já o indutivo opera ao contrário, partindo da particular para uma geral.

Há ainda a abdução e a dialética. Esta constrói e desconstrói hipóteses enquanto aquela faz uso de hipóteses que são científicas e exatas.

Raciocínio lógico matemático ou quantitativo

O raciocínio lógico matemático ou quantitativo é utilizado para resolver problemas e também para resolver exercícios e questões matemáticas.

Os exercícios de matrizes, chamados matriciais, os cálculos geométricos e as operações aritméticas fazem uso do raciocínio lógico e, com isso, estimulam o raciocínio lógico nos alunos desde novos.

Dentre os mais clássicos exemplos de raciocínio lógico, há uma famosa dedução formulada pelo filósofo Aristóteles: Todos os homens são mortais; Sócrates é homem, logo, Sócrates é mortal.

Embora este exemplo seja bastante simples e de fácil entendimento, é preciso tomar cuidado com as deduções e com as induções, pois, muitas vezes, eles podem induzir a erros e a criação de falsas verdades.

Esse tipo de raciocínio lógico enganador costuma ser muito utilizado em discursos e questões políticas, para fins de convencimento de um público eleitor.

O significado de Raciocínio Lógico está na categoria Significados