Significado de Racional

O que é Racional

Racional é uma palavra cujo significado muda de acordo com a área estudada, porém, em um significado geral, ser uma pessoa racional significa: tomar decisões de acordo com fundamentos.

O termo Racional pode se referir a coisas diferentes, como:

Cultura racional

De acordo com Ideologia, a cultura racional surgiu para explicar a origem humana. Foi fundada por Manoel Jacintho Coelho, que era médium da Tenda Espírita Francisco de Assis e teve seu início no ano de 1935.

Segundo obras da Cultura Racional, a definição da mesma se dá em ter instruções do princípio da humanidade e do universo, buscando esclarecimentos sobre o início de todas as coisas existentes hoje no mundo até as suas deformações de hoje.

Número Racional e Função Racional

De acordo com a Matemática, Número Racional é a fração ou ‘razão’ entre dois números inteiros, por exemplo: 1/3 que está entre os números 1 e 2.

Função Racional, por sua vez, é a ‘razão’ de polinômios.

Racionalismo

De acordo com a Filosofia, é a definição de raciocínio, que é pensar de forma discursiva, lógica e baseados em fundamentos.

O que é Racional

Alguns dos significados de ser racional é quando: se faz o uso da razão, raciocina, age conforme a razão ou de forma que haja raciocínio.

É importante saber que quando se age pela razão, você não age com o lado emocional, ou seja, razão e emoção são opostos.

De acordo com Edson Bombom: a razão não erra, mas a emoção sim. Por isso em muitos casos algumas pessoas dizem: não haja pela emoção, mas pela razão. Para você entender melhor, veja algumas outras definições ligadas ao sentido de Racional.

Quando se pede para usar o voto racional, por exemplo, significa que você deve ponderar as propostas e votar de uma forma pensada e com conhecimento prévio.

Ou seja, qualquer processo que envolva a análise objetiva, mecânica ou lógica são considerados racionais.

O que é razão

Razão significa a capacidade da sua mente de chegar à conclusões levando em consideração hipóteses e suposições, ou, causas e efeitos.

Na Matemática para se chegar a uma tese, por exemplo, é necessário que você crie hipóteses antes de se chegar a uma conclusão. Assim que conseguir explicar o fundamento de forma que haja razão, ou seja, que tenha sensatez e uma base sólida sem erros, você terá criado a sua tese.

O termo razão vem do latim chamado “rationem”, que significa: conta, medida regra. Foi derivado de “ratio” que significa: estabelece, determina. Logo, razão é julgar ou ponderar uma situação de uma forma lógica, fundamentada e razoável.

Alguns derivados de racional

Alguns derivados de Racional com sentidos parecidos e que você já escutou são:

Racionalidade

Quando a pessoa se baseia em fatos e razões para crer em algo, alcançar objetivos e resolver problemas.

Existem algumas teorias da racionalidade que são definidas por:

  • Max Weber;
  • Psicologia do Raciocínio;
  • Richard Brandt.

Racionalidade também é vista de diferentes formas de acordo com as áreas de:

  • Sociologia;
  • Economia;
  • Ciência Política;
  • Psicologia;
  • Filosofia;
  • Biologia evolutiva.

Na Sociologia, por exemplo, racionalização é quando uma ação social leva em consideração seus efeitos por cálculos, não mais por aspectos morais ou emocionais.

Já em Filosofia, existe o racionalismo, que é a priorização da ação por meio da razão. Se você possui um conhecimento racional, possui conhecimento baseados em fatos.

O significado de Racional está na categoria Significados