Significado de Radicular

O que é - Radicular

Radicular é um adjetivo de dois gêneros.

O significado de Radicular está relacionado à radícula.

O termo radicular é encontrado na área da Botânica, pois define a primeira parte da semente que emergirá durante o processo de germinação. Ou seja, quando a semente germina, a primeira estrutura que emerge é a radícula.

A radícula é conceituada como a raiz embrionária de uma planta: ela é a responsável pela formação da primeira raiz da planta.

O sistema radicular (também chamado de axial ou pivotante) é o órgão responsável pela fixação dos vegetais e pela absorção de água e sais minerais, é a raiz principal do vegetal superior por meio de uma pequena semente ou radícula, pelo qual se origina a raiz principal. As raízes laterais saem desta raiz principal, surgindo primeiramente na porção da raiz próxima ao caule.

Em práticas de manejo que visam o solo – como o caso da irrigação e a adubação –, é necessário atingir o sistema radicular antes que faça efeito sobre o restante da planta, afinal é este sistema que permite certa ligação entre a planta e o solo.

De toda forma, o crescimento radicular dos vegetais acaba sendo fundamental para que as plantas se desenvolvam de forma apropriada, sempre, é claro, associado com alguns fatores, como a nutrição e a disponibilidade da água no solo, por exemplo, e outras coisas que afetem a funcionalidade das raízes.

Aquelas porções maduras da raiz acabam sofrendo um espessamento secundário e começam a atuar somente como pontos de ancoragem da planta ao solo e como locais de armazenamento. A absorção dos sais e da água ocorre de maneira primordial na extremidade da raiz que está em processo de crescimento primário.

Radicular em inglês pode ser radicular ou root.

Radicular na Odontologia

Na área da Odontologia, radicular é uma palavra utilizada para dar referência à raiz dentária, geralmente explicado quando é necessário realizar algum tratamento para tratar a radicular do dente após sofrer alguma fratura ou lesão.

A dor de dente pode nem ser sempre pode ter sua fonte no tratamento de um canal radicular, entretanto ele é feito justamente para aliviar a dor que a pessoa pode estar sentindo.

A dor de dente é, em grande parte das vezes, causada por tecido lesionado ou infeccionado, como a polpa. Nesse caso, o tratamento de canal irá remover o que está inflamado e limpar a área, eliminar a infecção e aliviar a dor.

Existe a cárie radicular, que acomete o colo ou base do dente. Caso não tenha um tratamento imediato, a cárie pode alcançar o canal radicular.

O significado de Radicular está na categoria Significados