Significado de Radioatividade

O que é Radioatividade

Radioatividade é uma palavra conhecida também como radiatividade, significa um fenômeno que pode se desenvolver de maneira artificial ou natural.

Trata-se de uma propriedade de alguns elementos químicos emitirem radiações, isto é, de produzirem a energia que seus átomos contêm.

Na classificação morfossintática - a palavra radioatividade é um substantivo feminino singular.

A radioatividade tem como características a ionização de gases, capacidade de produzir fluorescência, atravessar corpos opacos e também impressionar placas fotográficas, como pode ser percebido em radiografias (raio-x) feitas em corpos humanos.

O resultado das radiações enviadas por substâncias através de partículas beta, alfa e raios gama tem o nome de radioatividade.

A partir de elementos radioativos encontrados na natureza, na atmosfera, na crosta terrestre e em outros, é possível que ocorra a radioatividade natural.

Já a radioatividade artificial, acontece através da fissão nuclear (processo visto em bombas atômicas ou usinas nucleares) ou da união de átomos, o que resulta em uma transformação nuclear.

Os átomos tório, rádio e urânio são instáveis e são resultados da fusão de seus prótons e nêutrons. Eles liberam energia quando acontece a transformação no núcleo, o que faz com que eles emitam partículas radioativas.

Na radioatividade ocorre o fenômeno em que um núcleo instável emite ondas e partículas para atingir a estabilidade.

A radioatividade e os seres vivos

Caso algum indivíduo venha a ficar exposto por muito tempo à radiação poderá ter graves lesões em seu corpo, contrair vários tipos de doenças ou até mesmo ser levado a óbito.

Nos casos das usinas nucleares, elas apresentam um ou mais reatores nucleares que são blindados, a fim de formar um circuito fechado e mais seguro para impedir que ocorra a saída de raios gama e nêutrons que são nocivos à saúde humana e para todos os seres vivos.

Quando um indivíduo faz radioterapia, ele pode apresentar efeitos colaterais como, por exemplo, lesões epidérmicas, redução na produção de plaquetas e glóbulos brancos, etc.,no entanto, são efeitos reversíveis e passíveis de tratamento.

Etimologia da palavra radioatividade

A palavra radioatividade vem do latim radius “raios de luz” e activus “algo feito”. Fazendo a combinação do sufixo “dade” indica uma quantidade, situação ou estado de um objeto.

Em 1896 o francês Henri Becquerel descobriu o primeiro tipo de radiação, o raio-x, quando estava estudando a luz sol passando por cristais e impressionando placas fotográficas.

O casal Joliot-Curie foi quem observou o primeiro caso de radioatividade artificial, durante a irradiação do alumínio com raios α.

Aparelho medidor de radioatividade

Para controlar a radioatividade é utilizado o contador Geiger-Muller.

Esse aparelho serve para medir a ionização do ar que capta a radioatividade emitida pelos elementos.

Benefícios da radioatividade

A radioatividade é muito utilizada atualmente em ultrassonografias, tomografias computadorizadas, radiografia e mamografias. Quando usada em quantidades muito maiores que as permitidas ela é extremamente prejudicial.

Contudo, a radioatividade é capaz de trazer diversos benefícios para o ser humano.

Um dos benefícios da radioatividade é a utilização dela na produção de energia muito conhecida nas usinas nucleares. Ela serve ainda para fazer o controle do câncer por meio da radioterapia.

A radioatividade é importante também na esterilização de materiais médicos e diagnósticos deinúmeras doenças.

O significado de Radioatividade está na categoria Significados