Significado de Rapport

O que é Rapport

Rapport é um termo que se origina de rapporter, uma palavra francesa que significa “trazer de volta”.

O que é Rapport:

O significado de Rapport vem do ramo da psicologia (e em áreas correlacionadas) que trata de um método utilizado a fim de estabelecer um link que empatiza e sintoniza com outro indivíduo.

Para melhor entendimento, pode-se conceituar rapport como uma técnica que é capaz de estabelecer contato ou uma sincronização entre duas ou mais pessoas (pois elas têm uma relação amigável), por meio de recepção de ideias e disposição de diálogo. Rapport pode ser útil tanto em relacionamentos profissionais como pessoais.

Teoricamente, o rapport é composto de três comportamentos de cunho comportamental: a atenção mútua, a coordenação e a positividade mútua.

Rapport não é uma técnica empregada para aceitar todas as opiniões e pontos de vista do outro indivíduo, mas sim dar a chance de ouvi-las, compreendê-las e respeitá-las. Mesmo que seja comum, não deve-se “forçar” o rapport e tentar manipular a outra pessoa. É preciso ter interesse em uma ligação verdadeira com o outro indivíduo, mas se esse não for o caso a pessoa reagirá negativamente.

Rapport é um termo encontrado na indústria têxtil, onde significa um padrão de entrelaçamento de um tecido com determinadas cores que serão parte de certa confecção.

Para o mundo empresarial, o rapport é de extrema importância, pois é – frequentemente – usado de forma estratégica nos processos de vendas e negociações. Nesse caso, o indivíduo mostra interesse na opinião e pensamentos de outra pessoa: isso funciona como uma atitude facilitadora em qualquer negociação.

Algumas pessoas criam ligações de respeito e confiança com outras pessoas naturalmente: o rapport se torna algo natural para elas.

O rapport pode estar associado com a sedução em alguns casos, já que ele é usado como uma ferramenta para melhorar o relacionamento a dois ou mesmo para método de conquista.

Rapport é apontado muitas vezes como um dos princípios da Programação Neurolinguística (PNL), que é uma ciência que tem como objeto de estudo a mente humana (que pode ser utilizada reprogramar comportamentos indesejadas).

Técnicas de Rapport

As técnicas de rapport mais utilizadas atualmente são:

  • Espelhamento: é a técnica mais famosa. Um indivíduo começa a imitar alguns elementos da linguagem corporal da outra pessoa, tais como:

- Postura,

- Expressões faciais,

- Respiração,

- Gestos,

- Entre outros.

Essa técnica faz com que ambos se tornem perfeitamente sincronizados – e é aí que o rapport é estabelecido.

Contudo, a técnica de espelhamento deve ser usada de maneira gradual, isto é, que a imitação aconteça de um elemento de cada vez, pois a pessoa pode perceber e achar que está sendo debochada.

  • Reciprocidade: essa técnica consiste em dar presentes ou realizar favores, sem pedir ou demonstrar interesse em receber alguma coisa em troca.

É bastante comum também usar elogios e outras palavras agradáveis como pontos de apoio reais.

  • Interesses em comum: assim como é utilizado na área empresarial e até mesmo na sedução, a técnica de interesses em comum trabalha na identificação de gostos e predileções parecidas de modo que seja criada uma conexão entre as pessoas.

Ainda, busca-se identificar coisas que os desagradam, de modo que a afinidade e o vínculo de camaradagem e confiança se tornem mais fortes.

O significado de Rapport está na categoria Significados