Significado de Recalque

O que é Recalque

Recalque é uma palavra que vem do latim reclacare: re (de novo) calx (calcanhar).

Ao pé da letra, a palavra recalque quer dizer pisar de novo.

O que é Recalque

Recalque, ou recalcamento, diferente do significado latino original, é utilizado para exprimir o ato de reprimir aspirações, reprimir desejos ou reprimir instintos.

Recalcar algo, então, é sufocar. A palavra caiu no gosto popular com outro sentido. Uma pessoa recalcada é alguém que tem inveja. Uma das grandes responsáveis pela disseminação do uso do termo recalque foi a funqueira Valesca Popozudam com a música Beijinho no Ombro, onde ela fala: “beijinho no ombro pro recalque passar longe”.

Na psicologia, porém, recalcar é tido como um ato inconsciente de defesa através do qual são sufocadas ideias ou lembranças que sejam perigosas ou traumáticas.

Recalque na psicanálise

Freud, pai da psicanálise, caracteriza o recalque como um dos conceitos mais cruciais da área.

De acordo com ele, o reclaque é um mecanismo que coleta as emoções, pulsões e afetos da pessoa e os envia para o inconsciente, onde não podem ser acessados pela memória voluntária. O que é enviado, porém, é selecionado: só entra no mecanismo do recalque aquilo que for considerado repugnante. Por isso que algumas pessoas que sofrem traumas muito grandes não conseguem lembrar-se do evento traumático.

Essa repressão, porém, não apaga os sentimentos. Eles podem voltar de maneira involuntária como, por exemplo, nos sonhos. Podem, também, causar distúrbios no indivíduo, como a histeria, muito estudada por Freud.

Recalque diferencial

Já na área de engenharia civil é possível encontrar o termo recalque diferencial, que é referente à diferença existente entre recalques de dois elementos que são parte de uma fundação.

Assim, se um prédio de concreto é construído sobre um terreno de argila fina, há um grande recalque diferencial, o que pode ocasionar rachaduras na estrutura e o potencial risco de desabamento.

É por causa do recalque diferencial que é necessário construir uma base de concreto no solo antes de iniciar qualquer construção, para que a base seja estável. É preciso também que o terreno, por baixo, seja estável.

O significado de Recalque está na categoria Significados