Significado de Receitas E Despesas

O que é Receitas E Despesas

Receitas e despesas são os ganhos e os gastos de uma pessoa física ou jurídica. São termos do mundo das finanças e da contabilidade e são os dois elementos mais importantes na determinação do sucesso de uma empresa e da saúde financeira de uma pessoa, pois se a receita é maior que a despesa as coisas vão indo bem, contudo se as despesas superam as receitas, algo precisa ser corrigido nas operações da empresa ou nas contas do indivíduo.

O que é Receitas e Despesas

Qualquer empreendimento comercial se manterá no mercado se conseguir manter suas receitas superiores às despesas. Sendo que a receita é toda a arrecadação de uma empresa com a prestação de serviços ou a venda de produtos. As receitas são então o montante financeiro conquistado pela empresa em determinado dia, mês ou ano.

Para que uma empresa possa prestar serviços ou vender alguma coisa e com isso gerar receita, ela precisa fazer alguns gastos, como pagar a luz, combustíveis, funcionários, cafezinho e etc. e a soma de todos esses gastos constituirão as despesas da empresa.

E assim podemos dizer que se as despesas são iguais à receita o resultado das operações da empresa são nulos. Se as receitas são maiores que as despesas teremos lucro ou superávit, e se as receitas forem menores que as despesas, o resultado será prejuízo ou déficit.

Pode-se dizer que as receitas equivalem às entradas de recursos e as despesas equivalem às saídas de recursos de uma empresa, contudo, no âmbito das finanças e da contabilidade, entrada e saídas são um conceito diferente de despesas e receitas.

Vemos então que nem todas as entradas podem ser entendidas como receitas, pois, por exemplo, um empréstimo com o objetivo de realizar investimentos ou pagar dividas representa uma entrada de recursos para a empresa, mas é diferente de uma receita, pois esse é um dinheiro que não foi obtido pela atividade empresarial e que deverá ser devolvido à instituição financeira.

Para entender melhor a diferença entre entradas e saídas e despesas e receitas, podemos dizer que qualquer recurso que entre no caixa da empresa é uma entrada, podendo essa ser uma receita ou não. E qualquer recurso que saia do caixa é uma saída, sendo esse uma despesa ou não.

E se podemos entender o conceito de despesa e receita do ponto de vista empresarial, podemos aplicá-lo também numa perspectiva individual ou pessoal. Assim, a despesa é tudo o que uma pessoa gasta com alimentação, moradia, lazer, transporte e etc. São exemplos de despesas pessoais, gastos com aluguel, gastos com passagem de ônibus ou com o abastecimento do veículo, ingressos para teatro ou cinema, mensalidade escolar, academia e muitos outros.

Quanto a receita pessoal seria tudo o que serve como fonte de renda, em geral o salário, contudo, podem ser receita o rendimento com investimentos, ganhos como freelancer, rendimentos com pensões e aposentadoria, ganhos com alugueis, ganhos com ações e etc.

O significado de Receitas E Despesas está na categoria Significados