Significado de Reciprocidade

O que é Reciprocidade

Reciprocidade é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim reciprocus, que significa “alternante, respondendo da mesma maneira, mútuo”. O termo é formado por re-, que significa “para trás” e pro-, que significa “à frente”.

O significado de Reciprocidade é, conforme sua origem, estado ou qualidade do que é recíproco. Reciprocidade é mutualidade, ou seja, é o ato de responder às ações da mesma maneira que elas foram recebidas.

Para a Psicologia social, entende-se, portanto, que a reciprocidade se refere às relações mútuas – se a ação for recebida de forma positiva, a resposta também deve ser dada de forma positiva; se for recebida de forma negativa, a resposta também será negativa.

A reciprocidade é vista como um valor social ou mesmo uma norma fundamental para que haja uma boa convivência. Além disso, a reciprocidade está presente em diversas culturas e religiões que afirmam que ela é essencial por ser um fator que sustenta a vida em sociedade e manutenção das regras sociais.

Contudo, a reciprocidade não existe somente nas relações humanas. Esta já foi observada no comportamento social dos babuínos.

Na semântica, na área da linguística, a reciprocidade é a relação que existe entre duas palavras que possuem sentidos contrários, mas representam uma relação de mútua conformidade. Um exemplo são os verbos comprar e vender, assim como entrar e sair.

Reciprocidade na Filosofia

Na filosofia, Kant referiu-se à reciprocidade como uma capacidade intelectual que auxilia na compreensão da relação entre dois ou mais elementos do mundo, mutuamente notados no espaço, com características e forma integrantes.

Nas relações internacionais, a reciprocidade é muito importante, pois aborda a cooperação mútua entre países, onde determinada nação dá e receber direitos ou vantagens para outra nação.

Exemplo: “Brasil e Estados Unidos possuem contratos comerciais de reciprocidade”.

Em muitas situações, o termo reciprocidade é utilizado em exemplos de solidariedade, hospitalidade e amizade, especialmente por se tratar de uma ação recíproca – ou seja, tem como base gerar uma ação a partir de outra: se a ação for boa, é esperado que uma outra boa ação venha em troca.

A reciprocidade também é uma característica fundamental nas amizades e nos relacionamentos amorosos, pois o indivíduo deve ter a capacidade de demonstrar retribuir os sentimentos de amizade e amor por meio de ações, e não somente por palavras.

Por exemplo, se uma pessoa pede ajuda para um amigo e ele nunca está disponível (ou não quer ajudar) não é um bom amigo, ou seja, não é uma amizade recíproca.

Reciprocidade bancária

Reciprocidade bancária é um termo utilizado para indicar a concessão e disponibilidade de crédito e empréstimos de um banco para os clientes que, de alguma maneira, contribuem para o banco, como, por exemplo, para aqueles clientes que dão preferência ao banco ao utilizar serviços como cobranças, depósitos, câmbios, ordens de pagamento, entre outros. A reciprocidade bancária acaba sendo vista como um estímulo por parte do banco ao cliente que tenha um bom saldo (expressivo) em conta corrente também.

Assim, há descontos em taxas e tarifas ou até mesmo isenção em determinadas operações para esses clientes importantes.

O significado de Reciprocidade está na categoria Significados