Significado de Recursos Naturais

O que é Recursos Naturais

Recursos naturais são elementos ou bens que estão à disposição do Homem.

Os recursos naturais são extraídos da natureza – direta ou indiretamente – de modo que sejam úteis para a vida do ser humano. Por isso, são usados basicamente para o conforto, sobrevivência e bem-estar dos indivíduos.

Independentemente da existência ou não de pessoas na Terra, os recursos naturais ainda existiriam. Sem eles, vida no planeta não seria possível.

Assim, o significado de Recursos naturais está relacionado ao desenvolvimento da humanidade.

Um dos recursos naturais mais importantes e indispensáveis é a água. Assim como a água, o ar também é um recurso inestimável e extremamente benéfico. Há, porém, uma ameaça cada vez mais frequente da poluição presente nesses dois recursos, o que pode prejudicar a qualidade de vida dos seres humanos. Ambos os recursos são encontrados no planeta sem qualquer necessidade de processos ou misturas, podendo ser usufruído facilmente.

Embora existam inúmeros recursos naturais, pode-se afirmar que a água e o ar são fundamentais para a sobrevivência. Ao contrário destes dois recursos, podemos viver sem outros elementos, tais como a energia elétrica ou o carvão.

Alguns minerais encontrados na Terra – mesmo se precisam passar por processos e estar combinados com outros mineiras para serem utilizados pela população – são considerados recursos naturais.

O sol, minérios, plantas e animais também são recursos naturais, pois providenciam diversas necessidades, como alimentos, remédios e roupas, por exemplos. O solo também é um grande e importante recurso natural, pois tem sua utilizada na agricultura e no fornecimento de outros recursos naturais presentes nele.

Recursos naturais renováveis e recursos naturais não renováveis

Os recursos naturais podem ser classificados em dois tipos, de acordo com a forma que os consumidores os afetam:

  • Recursos naturais renováveis;
  • Recursos naturais não renováveis.

Há outra divisão através do tipo de recurso natural, tais como os recursos minerais e energéticos, os recursos do solo, recursos hídricos e recursos biológicos. Mas a forma mais comum é a classificação entre renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais renováveis, portanto, são aqueles – como o próprio nome diz – não possuem esgotamento, isto é, eles estarão sempre disponíveis para o ser humano, já que são recuperáveis – sua renovação é rapidamente feita.

Exemplos de recursos naturais renováveis são o sol e o vento – fundamentais fontes de energia.

Dentro deste grupo de recursos renováveis está presente aqueles que são potencialmente renováveis, que dependem – basicamente – do comportamento do ser humano. Assim, mesmo sendo recursos abundantes, há a necessidade de cuidados e uso ponderado para que não se esgotem. São eles: as florestas, a água e o solo.

Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovação – seu uso e exploração são limitados, ou seja, chegarão ao fim algum dia. Eles não podem ser regenerados e a ideia é também adotar medidas de consumo comedido, de modo que se poupe para o futuro.

Exemplos de recursos não renováveis são: carvão, ferro, petróleo, ouro, alumínio, estanho, níquel e diversos outros. Pode-se notar que a grande maioria dos recursos naturais não renováveis é do grupo dos minerais e de fontes de energia.

Recursos naturais no Brasil

Pela sua extensa área territorial, o Brasil é rico em recursos naturais. Um exemplo é a água, já que o país apresenta uma das maiores reservas de água doce do mundo.

Além disso, o solo é excelente para o cultivo de diversos produtos agrícolas para consumo da população brasileira e para a exportação – estimulando a economia.

O Brasil ainda é um dos países que mais extraem metal nióbio e ferronióbio – com 75% da produção mundial. Por isso, o país é viso como um dos grandes exploradores de recursos minerais, juntamente com outras nações: Estados Unidos da América, Austrália, Rússia e China, por exemplo.

As florestas também constituem um relevante recurso natural para o Brasil. Atualmente, a preocupação com o desmatamento chama a atenção mundial, já que como um recurso natural não renovável, elas não poderão ser regeneradas.

A conservação dos recursos naturais é de extrema importância para todo o planeta.

O significado de Recursos Naturais está na categoria Significados