Significado de Reflorestamento

O que é Reflorestamento

Reflorestamento é um substantivo masculino.

O que é Reflorestamento:

O significado de Reflorestamento é toda ação ou atividade ambiental de plantar árvores e outras vegetações e cuidá-las para preservação e conservação de ecossistemas que foram desmatados.

O desmatamento pode ocorrer por dois fatores principais: forças da natureza (como tempestades, por exemplo) ou influência humana (como derrubada de árvores, construções de barragens, exploração madeireira ou queimadas, por exemplo).

Por isso, o termo reflorestamento é utilizado para indicar a ação de replantar em locais onde já existiram vegetações anteriormente. O reflorestamento deveria ser feito o mais rápido possível, já que muitas espécies de plantas e outras vegetações podem demorar diversos anos para terem capacidade de purificar o ar e realizar as trocas químicas essenciais – por exemplo, o processo de fotossíntese: as árvores removem o gás carbônico da atmosfera e liberam mais oxigênio, combatendo a intensificação do efeito estudo na Terra.

Uma ação muito comum do reflorestamento é a arborização, que é uma técnica alternativa de plantar árvores em locais que não possuíam vegetações há muito tempo. Por isso, essa prática é feita nas grandes cidades, para que auxilie no bem-estar da população local, incentivar o prazer de ter mais áreas verdes e combater a poluição das grandes cidades.

Reflorestamento no Brasil

Existe o Código Florestal no Brasil, originado a partir do Decreto de Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, que se utiliza sobre a legislação incumbida pelo florestamento e reflorestamento em solo brasileiro, assim como a determinação de medidas e punições para quem descumprir as leis vigentes.

Vê-se como fundamental o conhecimento deste código, já que antes de sua criação o desmatamento de matas era algo extremamente preocupante. Ainda, o código estimula a conscientização sobre a importância da conservação das flores brasileiras.

A região que mais sofre com as queimadas criminosas e os desmatamentos é a amazônica. Políticas governamentais e ONGs incentivam práticas de reflorestamento para essa zona, de modo que se procure conscientizar madeireiros e empresários sobre o meio ambiente e o reflorestamento essencial.

Infelizmente, a região amazônica perdeu grande parte de sua extensão natural. É comum a realização de campanhas na internet e outros projetos que tem como finalidade auxiliar na preservação das áreas naturais contra qualquer atividade destrutiva.

Pode-se destacar ainda as áreas de restinga (que são próximas as praias) e a Mata Atlântica como um dos locais naturais que também sofrem com os processos de desmatamento.

Compartilhe este significado: