Significado de Remetente

O que é Remetente

Remetente é um substantivo e adjetivo de dois gêneros. O termo vem do verbo remeter, que tem origem no Latim remittere, que quer dizer “remeter, responder, tornar a mandar, reenviar”.

O significado de Remetente é, sendo um adjetivo, a característica do que ou de quem remete, que envia.

Por exemplo: “Uma carta-bomba era de um remetente da Grécia e teve como alvo o escritório do Fundo Monetário Internacional, em Paris. A explosão ocorreu em março de 2017.”

Como substantivo, remetente é a pessoa ou instituição que remete, ou seja, é quem manda.

Por exemplo:

“Chegou uma carta para você, filho. O remetente é o seu amigo de São Paulo.”

“Recebi uma encomenda de um remetente australiano que fiz amizade em meu intercâmbio.”

“A cidade do remetente não consta na carta.”

Nos Correios do Brasil, há um protocolo que define que o remetente é aquele que remete uma mensagem para um destinatário que o recebe. Convencionalmente, há o uso de cartas envelopadas em papel, com a identificação do remetente no verso do envelope, sendo estes dados os principais:

  • O nome do remetente,
  • Tipo e nome do logradouro, número e complemento (se houver),
  • Nome do bairro,
  • Cidade, estado, país (obrigatório quando o remetente estiver em território estrangeiro),
  • CEP.

Muitas pessoas ainda possuem equívocos sobre qual é o lado correto para escrever o remetente e destinatário no envelope. O verso da carta é aquele que tem a aba (este é o local que se escreve os dados do remetente), enquanto que o outro lado serve para os dados de quem receberá o envelope.

É claro que em outras situações que não envolvam cartas, mas sim outras formas de encomendas, como o caso de caixas, por exemplo, a identificação do remetente precisa estar devidamente visível na embalagem. Isso é recomendado em casos em que o endereço do destinatário estiver errado ou que não ocorrer sucesso em encontrá-lo: a encomenda retorna ao remetente.

Na internet, existem muitos modelos de etiquetas de endereço do remetente para impressão e correta identificação na encomenda.

O remetente também é um elemento presente no correio eletrônico, sendo que este está caracterizado pelo espaço “De:” (“From:”, em inglês) nas mensagens.

Há dúvidas sobre o uso do termo remetente e emitente. Remetente é aquele que remete, enquanto que o emitente é o emissor, aquele que emite.

Remetente é sinônimo de expedidor e mandante, enquanto que é antônimo de destinatário.

Remetente em inglês pode ser traduzido como sender.

O significado de Remetente está na categoria Significados