Significado de Remorso

O que é Remorso

Remorso é um substantivo masculino. Sua origem vem do termo remorsus em Latim, particípio passado de remordere, que significa tornar a morder.

Significado de Remorso

Remorso tem como definição um sentimento de aflição ou tristeza gerado através da prática de um ato reprovável, ou seja, é a sensação de arrependimento por ter feito alguma coisa que foi desagradável e que agora está “remoendo” a pessoa.

É dessa conceituação que também pode-se entender a origem do termo. Estar “remoendo” o passado traz a ideia de “tornar a morder”.

Remordimento é um sinônimo da palavra remorso.

Remorso, portanto, está relacionado a algum acontecimento do passado. Um indivíduo com remorso é acometido por sentimentos negativos, geralmente apontado como uma autocensura.

O remorso pode acontecer não somente em situações que foi feito/dito algo errado, mas também em momentos que se deixa de falar ou fazer algo.

Muitas pessoas, que sofrem com remorso, podem ter implicações na saúde e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de doenças (tanto físicas como emocionais, tais como a depressão). Esse problema vai variar de acordo com a intensidade do remorso e da duração desse sentimento.

Livrar-se do remorso é fundamental: aprender a se perdoar é o primeiro passo, afinal ninguém é perfeito e cometer erros é totalmente normal. A ideia é aprender com o erro cometido e seguir em frente.

Ainda, existem pessoas que podem ser classificadas sem remorso, pois não são capazes de sentir qualquer arrependimento por alguma atitude condenável. Nota-se que terroristas e psicopatas são exemplos de pessoas sem qualquer remorso, especialmente pelos crimes hediondos que cometem.

Vale lembrar que a forma remorço está errada, não existindo na língua portuguesa. Por isso, este erro na escrita deve ser evitado!

Embora muitos considerem o termo arrependimento como sinônimo de remorso, muitos pensadores consideram algumas distinções. Para eles:

  • Remorso é visto como um falso arrependimento, pois ao invés de se preocupar com o dano ocasionado a outra pessoa, o indivíduo pena nas consequências em si própria e se autocensura por isso. Isto quer dizer que uma pessoa com remorso tem mesmo do castigo que será aplicado pela má ação.
  • Já arrependimento está diretamente ligado com a empatia, ou seja, o indivíduo sente-se compadecido pelo mal causado para a outra pessoa. O arrependido consegue se libertar da dor ao entender o erro e entender que não deve mais cometê-lo.

Exemplos de frases com remorso

“O psicopata acabou confirmando todos os assassinatos, mas não demonstrou qualquer remorso.”

“A filha irá passar o resto de sua vida com remorso pela morte do filho prematuro.”

“O remorso dele não o impedirá de cometer o mesmo erro, porque ele não está arrependido.”

O significado de Remorso está na categoria Significados