Significado de Resenha

O que é Resenha

Resenha é uma palavra de origem latina, originando-se de resignare (junção de “re”, novo e “signum”, marca, sinal).

O que é resenha?

A resenha, em sentido mais objetivo, é um resumo, ou uma lista, podendo ser utilizada para descrever ainda as especificações de relações entre propriedades de um objeto qualquer, analisando-o, descrevendo-o e enumerando todos os aspectos que possam determinar suas propriedades e utilidades.

Aplicando-se a resenha na literatura, podemos estabelecer que a palavra se refira a um texto que serve para apresentar outro texto mais aprofundado, que ainda é desconhecido pelos leitores.

No jornalismo, a resenha é uma maneira de prestar um serviço, quando o jornalista escreve um texto opinativo, reunindo comentários pessoais ou julgamento e análise de outras pessoas ou do próprio escritor da resenha sobre algo que está sendo analisado.

A resenha é um texto que pode ser feito sobre qualquer coisa de qualquer natureza. Temos resenhas de livros, de álbuns, de peças de teatro, de livros, de jogos de futebol ou de qualquer outro tipo de evento. Podemos escrever resenha descritiva ou crítica.

O ponto principal da resenha é apresentar uma ideia, básica e resumida, do assunto em foco, apresentando o maior número possível de informações, dando assim, ao leitor, as bases mínimas para que possa se orientar.

O resenhador deve ter um bom senso de análise para fazer a descrição minuciosa quando, por exemplo, fala de uma determinada obra literária, de um filme ou mesmo de qualquer outra expressão artística. A resenha crítica, além do resumo básico da obra, também deve ter um julgamento sobre o que está sendo tratado. Seu objetivo é indicar ou contraindicar a obra objeto da resenha.

Resenha Acadêmica

Em nível universitário, a resenha científica é um trabalho acadêmico, ou uma resenha acadêmica, que deve ser feita pelos alunos apresentando a sua síntese e sua crítica sobre qualquer trabalho científico já feito por pesquisadores, devendo tomar por base a leitura e interpretação do texto. A resenha científica é uma forma prática de aprendizado, desenvolvendo o senso crítico do universitário.

Resenha de Livros

Uma resenha de livros é uma maneira de fazer a crítica literária, analisando o conteúdo de um livro, considerando seu estilo, seu mérito para a literatura. A resenha de livros geralmente é publicada em revistas e jornais, podendo também ser solicitada pelos professores como trabalho escolar.

Resenha na linguagem popular

Na gíria popular, a resenha é uma brincadeira, algo engraçado ou mesmo uma situação de vexame por que passa alguém de uma turma de amigos. Também pode significar uma conversa divergente do que está acontecendo ou do que outra pessoa queria ouvir, ou seja, uma enrolação sobre o assunto que está sendo comentado.

O significado de Resenha está na categoria Significados