Significado de Resíduos Sólidos

O que é Resíduos Sólidos

Resíduos sólidos são materiais resultantes das ações humanas, podendo ser aproveitados para reciclagem e reutilização.

O que são resíduos sólidos:

Em outras palavras, o significado de resíduos sólidos representa os resíduos nos estados semissólido e sólido que resultam de atividades de origem doméstica, industrial, comercial, agrícola, hospitalar, de serviços e varrição.

Resíduos sólidos definição

Sendo assim, pode-se chamar de resíduo sólido qualquer matéria semissólida ou sólida que é descartada ou produzida pela natureza ou pelo ser humano, tais como:

  • Folhas de árvores.
  • Garrafas.
  • Embalagens, etc.

Os resíduos sólidos passaram a ganhar mais importância após o avanço das técnicas de reciclagem e maior conscientização ambiental por parte da sociedade.

Conceito resíduos sólidos/o que é resíduo sólido

O conceito de resíduos sólidos serve também para se referir a lixo, vez que se trata de algo que deixou de ter sua utilidade principal. Esse resíduo pode ser eliminado quando se destina a ser enterrado ou às descargas; ou reciclado passando a ganhar um novo uso.

Resíduos sólidos da construção civil

O setor da construção civil é um dos primeiros segmentos a sofrer fortes impactos diretamente da economia podendo ter momentos de recessão ou de crescimentos expressivos de acordo com a saúde de uma nação. Contudo, trata-se de uma atividade que gera impactos ambientais e seus resíduos tem representado um grande problema a ser gerido.

Além disso, existe no ramo da construção civil um enorme consumo de recursos naturais em que as grandes empresas colaboram com a alteração da paisagem e assim, como em todas as demais atividades, também geram resíduos sólidos.

Os resíduos sólidos da construção civil são aqueles provenientes de construções, escavação e preparação do solo, reformas e demolições de obras.

Resíduos sólidos das indústrias

Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) entidade que integra, atua e discute as questões referentes aos resíduos sólidos no Brasil; São Paulo é uma das cidades que mais geram esses tipos de resíduos no país.

Os resíduos sólidos das indústrias são o lixo resultante de todo e qualquer processo industrial e se enquadra nesse contexto os entulhos provenientes da construção civil.

Resíduos sólidos hospitalares

Os resíduos sólidos hospitalares são também conhecidos como:

  • Resíduos sépticos.
  • Ou como lixo hospitalar.

Esses tipos de resíduos constituem-se um enorme problema devido, muitas das vezes, à falta de informações a seu respeito; o que gera muitas dúvidas e mitos entre os pacientes, familiares, funcionários e especialmente à comunidade vizinha a aterros sanitários e a edificações hospitalares.

O maior problema dos resíduos sólidos hospitalares é o chamado “lixo infectante – classe A” que possui grande risco de contaminação, além de contribuir para com a poluição do meio ambiente.

Outro problema também concernente a esses resíduos é o chamado de “lixo perigoso – classe B”, que são aqueles em que os próprios hospitais ficam responsáveis pela destinação final.

Por outro lado, o “lixo classe C” deve também ser corretamente separado e fica a cargo do sistema de recolhimento do lixo da cidade. Uma parte desse vai para coleta normal e outra para reciclagem.

O significado de Resíduos Sólidos está na categoria Significados