Significado de Resiliência

O que é Resiliência

Resiliência é uma palavra de origem latina. A origem de resiliência pode ser encontrada na palavra resilire, formada pelo prefixo re- e pelo verbo salire. Enauqnto do verbo significa “saltar”, o prefixo re- tem o sentido de “novamente”. Assim, ao pé da letra, resilire quer dizer “saltar de novo” ou mesmo “saltar de volta”.

A palavra resiliência aparece recentemente na língua portuguesa, mas é registrada em inglês desde 1620. Sendo assim, é provável que o termo resiliência seja uma tradução da forma inglesa “resilience”.

Resiliência, em português, mantém a ideia latina de retorno e quer dizer voltar ao estado normal.

A capacidade de resiliência de algo ou alguém é a capacidade que se tem de voltar ao estado original após uma situação fora do comum, crítica ou de trauma.

O conceito de resiliência é importante para as áreas da psicologia, física e ecologia, embora ele tenha surgido no ramo da física.

No ano de 1807, o inglês Thomas Young foi um dos primeiros a fazer uso do termo para definir a capacidade de retorno ao estado original. Após sua descoberta e aplicações práticas na área da física, outras áreas tomaram o termo emprestado devido à possibilidade de estender seus significados para além de materiais físicos, podendo dizer respeito ao meio ambiente ou mesmo a uma capacidade da mente humana.

Resiliência Ambiental

Resiliência Ambiental é um conceito inserido no ramo da ecologia. A resiliência ambiental é a capacidade que determinado sistema (ambiente) possui de recuperar seu equilíbrio e retornar ao estado original de harmonia após ter sofrido alguma espécie de perturbação. Em resumo, a resiliência ambiental é a capacidade que um ambiente ou sistema possui de se autorrestaurar.

Foi o ecologista canadense C. S. Holling quem introduziu o conceito de resiliência ambiental no ramo da ecologia, em 1970.

Resiliência na Psicologia

Como a psicologia é o estudo do ser humano em seus comportamentos, atitudes e na sua mente, a resiliência, na psicologia, é um conceito que diz respeito à capacidade que alguém tem de lidar com os percalços da vida.

A resiliência é a capacidade de um indivíduo de, após um trauma ou algum momento crítico e conturbado, voltar a ser o que era antes que isso acontecesse.

A resiliência na psicologia não tem a ver com a pessoa se manter estática, sem crescer com os aprendizados e sim com a capacidade de lidar com problemas sem perder a sua essência, sem ceder às pressões, sem modificar quem se é, sem abalar seu psicológico.

É a resiliência que determina o quão bem um indivíduo consegue se sair ao trabalhar sob pressão.

Alguns fatores afetam a capacidade de resiliência de um indivíduo, por isso é algo variável.

Resiliência na Física

O conceito de resiliência existe também na física. Neste caso, resiliência é um nome dado a uma propriedade pertencente a materiais capazes de acumular energia.

Ao serem submetidos a situações de estresse, como, por exemplo, aumento de pressão ou mesmo rupturas,  materiais com boa resliência terão a capacidade de voltar a seu estado original, sem grandes danos.

A resiliência de materiais, na física, é medida em quilogrâmetros por centímetro quadrado, o que quer dizer que sua representação é X kgm/cm², onde X é o valor da resiliência.

O instrumento utilizado para medir a resiliência física de um material é chamado de pêndulo de Charpy e também é conhecido pelo nome de teste de impacto de Charpy. O equipamento foi inventado no século XX por um americano chamado S. B. Russell e um francês de nome G. Charpy.

O aparelho é um pêndulo que tem sua massa e seu comprimento conhecido pelos cientistas. Esse pêndulo é solto para cair de uma altura conhecida sobre o material cuja resiliência será testada. Assim, é possível medir a energia transferida para o material e é também possível visualizar a capacidade de resiliência do material, de acordo com o peso do pêndulo e a altura.

Cada tipo de material possui uma resiliência diferente, dependendo da capacidade que possui de se regenerar após o impacto. Assim, a resiliência, para ser medida, depende do peso do pêndulo, da altura da qual ele cai e do tamanho da área de material que atinge.

O significado de Resiliência está na categoria Significados