Significado de Responsabilidade

O que é Responsabilidade

Responsabilidade é o termo latino cujo significado, segundo o dicionário, é a obrigação ou dever de arcar as conseqüências de suas ações ou ações de alheios. Ou seja, esse termo refere-se à qualidade do que é responsável ou obrigado de responder os atos próprios ou das demais pessoas.

Esse termo se refere à palavra em latim respondere. Esse termo significa algo como “responder, prometer em troca”, ou seja, uma vez que um indivíduo esteja responsável por determinada coisa ou acontecimento, será obrigado a responder pelas conseqüências disso, tanto caso o resultado seja positivo quanto o resultado seja desastroso.

Responsabilidade no trabalho

Na sociedade atual, a responsabilidade tornou-se uma qualidade primordial, extremamente cativante, apreciada e procurada em todos os âmbitos, principalmente no mercado de trabalho. Um trabalhador dotado com responsabilidade é comumente bem recompensado por seu comprometimento para com as empresas.

Os funcionários responsáveis e dedicados obtêm respeito e normalmente são escolhidos para exercerem os cargos mais altos, relacionados à liderança, como a gerência, por exemplo.

O essencial para a responsabilidade no trabalho é se interessar pelo que faz e tentar realizar com máxima qualidade e eficiência qualquer coisa confiada a você.

No mundo dos negócios atuais, muitos têm o pensamento “não estou nem aí” para o trabalho. Esse pensamento é, infelizmente, cada vez mais comum. As pessoas aguardam por mudanças para que comecem a se mover, sendo que ainda assim, muitos não se movem para desempenhar sua função mesmo após as mudanças acontecerem. Porém, o funcionário responsável e comprometido jamais pode se dar ao “luxo” de pensar assim.

Se o objetivo do indivíduo é se destacar profissionalmente, ele deve conhecer o que faz, gostar do que faz e se esforçar para oferecer sempre o melhor, ser pró-ativo e estar ciente da importância de seu próprio papel no desenvolvimento daquela função.

Responsabilidade social

A responsabilidade social é uma característica de importância cada vez maior no mundo profissional. Os consumidores passaram a ter uma consciência muito maior em relação à influência e impacto que as empresas têm no âmbito social atual. Sendo assim, os consumidores passaram a procurar empresas com maior consciência social aparente.

A responsabilidade social de uma empresa está sempre relacionada à gestão ética e transparente que a sociedade deve ter em seu ambiente e a opinião que manifesta na sociedade que se interessa por seu trabalho, demonstrando sua preocupação para minimizar os impactos desastrosos na comunidade e meio ambiente.

Responsabilidade civil

A responsabilidade civil nada mais é do que a obrigação ou vínculo obrigacional que demanda de um indivíduo que gera algum dano a outra pessoa, a responsabilidade de colocar o mesmo em uma situação igual a que estava antes do ato prejudicial ter ocorrido.

Em outras palavras, a responsabilidade civil é a ação de responder por seus atos, caso esses mesmos atos cheguem a causar algum dano para outra pessoa.

Existem dois tipos de responsabilidade civil. A contratual, que se baseia na falta de cumprimento das obrigações derivadas de contratos, negócios unilaterais ou mesmo a lei; e a extracontratual, que consiste na violação dos direitos absolutos ou em atos que, apesar de lícitos, causem dano a outrem.

O significado de Responsabilidade está na categoria Significados