Significado de Responsabilidade Social

O que é Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é um termo bastante relacionado à cidadania e à sociologia.

O que é Responsabilidade Social

Responsabilidade social, de forma simples, é a responsabilidade que empresas ou mesmo indivíduos devem ter com uma sociedade.

Assim, empresas que têm responsabilidade social são aquelas que, de maneira voluntária, escolhem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e de um ambiente mais limpo.

Responsabilidade social é um conceito construído em camadas, tendo um nível interno e um nível externo.

O nível interno da responsabilidade social diz respeito ao modo como a empresa se relaciona com os trabalhadores que emprega. Ainda, estão incluídas no conceito de responsabilidade social interna todas as áreas internas de uma empresa que tenham o poder de influenciar em seus resultados.

Por sua vez, o nível externo está relacionado ao meio ambiente. Basicamente, responsabilidade social a nível externo diz respeito às atitudes que a empresa e seus parceiros tem com relação ao meio no qual estão inseridos, tanto em relação à natureza quanto a seus clientes.

A responsabilidade social gira em torno da ideia de que a empresa não serve apenas para lucrar e dar retorno financeiro aos que nela trabalham Uma empresa com responsabilidade social não está na sociedade, ela é parte da sociedade e do meio ambiente no qual está inserida. Por isso, as responsabilidades individuais de respeito ao próximo e cuidado com a natureza são assimiladas pela empresa para que ela possa contribuir para o meio no qual se encontra.

O conceito de responsabilidade social surgiu pouco após o início da globalização. O avanço tecnológico fez com que indústrias saíssem de seus países para se instalar em países com mão de obra e matéria prima mais barata, para que o produto final fosse competitivo no mercado. Por estarem fora de seus países de origem, a maioria das empresas e indústrias não se preocupava em cuidar de seus trabalhadores ou do local no qual estavam instaladas.

Com consideráveis danos feitos ao meio ambiente e condições de trabalho extremamente precárias, surge o conceito de responsabilidade social, por pressão da sociedade, dos investidores e dos políticos. Os danos causados ao meio ambiente começaram a ser condenados e as entidades reguladoras passaram a ser mais firmes em suas avaliações.

A responsabilidade social é um conceito que começou a ser estudado na década de 1950 nos Estados Unidos e só dez anos depois na Europa, muito embora as primeiras manifestações nesse sentido tenham começado a acontecer em 1906. Durante a década de 1970 começaram a surgir mais pessoas interessadas a estudar o tema, então responsabilidade social tornou-se uma área de estudo.

Responsabilidade Social Corporativa

O conceito de Responsabilidade Social Coorporativa tem a ver com um conjunto de ações que beneficia não só a sociedade, mas também as corporações que são assimiladas pela empresa. Esse tipo de responsabilidade leva em consideração o meio ambiente, a economia, a educação, o transporte, a moradia, a saúde, o governo e as atividades locais típicas.

A Responsabilidade Social Corporativa costuma ser responsável pelo surgimento de programas sociais que beneficiam a empresa e a comunidade, levando a uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores e também da população local.

Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial é um conceito ligado ao topo de uma empresa. Empresas com Responsabilidade Social Empresarial buscam sempre trabalhar com transparência e ética, visando minimizar os possíveis impactos negativos que sua existência possa causar no local onde está instalada.

Responsabilidade Social e Ambiental

Responsabilidade Social e Ambiental está ligada a práticas de preservação do meio ambiente, com criação de políticas ambientais. O objetivo é uma empresa sustentável.

O significado de Responsabilidade Social está na categoria Significados