Significado de Ressaltar

O que é Ressaltar

Ressaltar é um verbo da primeira conjugação e é o mesmo que destacar, enfatizar, acentuar, tornar saliente, ou seja, é colocar algo em evidência para demonstrar a sua importância através de distinções. Em uma linguagem escrita, os recursos utilizados são algumas ferramentas de formatação como as aspas (“  ”), o sublinhado ( _ ), o negrito e o itálico.

Além de transmitir a sensação de preocupação e organização, a ideia de ressaltar alguma coisa é também uma forma de facilitar a orientação e distinção dos elementos rapidamente.

Como exemplo, tem-se a grafia de todas as letras de uma palavra ou frase em maiúsculo dentro de uma mensagem ou texto, ainda que este recurso deva ser utilizado com cuidado para não parecer ao olhar do leitor, como uma ofensa, já que simboliza uma espécie de grito. Assim como realizar uma pintura no asfalto para que os motoristas e transeuntes possam logo perceber, com certa distância o que esta mesma pintura representa.

Ressaltar alguma coisa é mostra-la de forma limpa e completa, enquanto o seu modo contrário ou antagônico é ocultar para que não possa ser visto ou percebido.

Outro exemplo em que se utiliza de recursos simples para realçar determinadas coisas são as abreviações como: Att. (atenciosamente) e A/C (Aos cuidados), que são elementos que indicam tanto o remetente, quanto o destinatário.

No campo do design e impressão gráfica é comum utilizar o sistema CMYK (que é formada pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo ou Yellow e Preto ou Black). Também conhecido como “cor-pigmento”, o CMYK é uma importante ferramenta que consegue ocultar algumas cores em um papel que o fundo é branco, diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação entre quatro cores.

No campo jurídico, é comum a utilização do termo “insta ressaltar”, o qual é empregado com o mesmo sentido de “vale ressaltar” ou “cabe ressaltar” para realçar algo considerado importante e que merece a devida atenção.

O significado de Ressaltar está na categoria Significados