Significado de Ressarcimento

O que é Ressarcimento

Ressarcimento é uma palavra que refere-se a uma compensação, alguma coisa que é feita ou dada para alguém para compensar algum erro ou prejuízo causado. Um ressarcimento é uma reparação, uma indenização que geralmente é paga em dinheiro.

O ressarcimento pode ser feito de comum acordo ou de forma espontânea quando alguém entende que deve compensar uma pessoa por algo negativo ou por algum transtorno que lhe infligiu. E o ressarcimento também pode ser uma obrigação legal, quando o judiciário entender que um cidadão deve ser ressarcido por ter sido prejudicado por pessoa física ou jurídica.

No Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, está previsto o ressarcimento para todo o consumidor que for iludido, que receber produtos em condições adversas de funcionamento, que não for devidamente atendido ao contratar um serviço.

Exemplos de ressarcimentos previstos em lei são, por exemplo, o pagamento feito pelas empresas de energia, quando suas operações danificam aparelhos de seus consumidores; quando empresas cobram taxas indevidas, os clientes lesados podem exigir um ressarcimento; em acidentes de trânsito, o culpado pelo acidente deve fazer o ressarcimento ao dono do veículo que sua imprudência danificou.

O ressarcimento, de um ponto de vista mais informal, ocorre quando sentimos que devemos de alguma forma retribuir a uma pessoa por algum motivo. Por exemplo: um pai demasiadamente distante pode tentar ressarcir os seus filhos com presentes. Um namorado que ofendeu sua amada pode tentar um ressarcimento oferecendo-lhe um presente caro.

E de forma informal ainda podemos ver o ressarcimento acontecendo num comum acordo entre duas partes envolvidas em determinada questão. Um vizinho pode de forma amigável oferecer um ressarcimento a outro por seu filho ter estragado as flores do seu jardim.

 

 

 

O significado de Ressarcimento está na categoria Significados