Significado de Ressurreição

O que é Ressurreição

Ressureição é um termo que tem origem no latim resurrectio, e a palavra pode ser compreendida como recuperar a vida depois de morto, retornar a viver, estar vivo novamente.

A ressureição é então o fenômeno no qual uma pessoa tida como morta volta à vida. Fenômeno que é explorado como conceito em teologias e filmes de mortos vivos, por exemplo. Na medicina, quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca e através de técnicas especiais consegue-se se restabelecer os seus batimentos cardíacos, temos um procedimento que muitas vezes é também chamado de ressureição.

A ressurreição é uma ideia bem diferente da de reencarnação, pois enquanto que na ressureição um indivíduo volta a sua vida com o seu corpo, na reencarnação a alma do indivíduo voltaria a terra pra viver uma outra vida num outro corpo.

Nas religiões, o conceito de ressureição está muito presente e é muito importante. A ressureição é uma comprovação do poder de Deus e uma amostra do que Ele é capaz de fazer ao mesmo tempo que o homem que ressuscita demonstra sua conexão com Deus, sua proximidade a Ele, tal como acontece com a história de Jesus Cristo.

A palavra ressureição pode ter ainda um sentido figurado. Podemos empregar a palavra para nos referirmos a alguém ou algo que teve uma grande recuperação depois de enfrentar sérios problemas, de alguém ou algo que ressurge depois de ter sumido por uns tempos. Por exemplo, um ator que volta a brilhar nas telas, uma empresa que volta a ter lucro depois de quase falir, um time de futebol que ganha o campeonato depois de quase ser rebaixado e etc.

Ressureição na Bíblia

Na história descrita nos quatro evangelhos da bíblia temos que Jesus Cristo, depois de ser crucificado e morto, foi sepultado e três dias depois ressuscitou. A ressureição de Jesus reforça a sua divindade e é um dos conceitos mais importantes do Cristianismo, sendo que a Páscoa cristã comemora justamente a ressureição de Cristo.

A bíblia traz ainda outras histórias envolvendo ressureição, e a mais famosa delas é a história de Lázaro, ressuscitado por Jesus. Lázaro morreu depois de ser assolado por uma grave enfermidade. Quatro dias depois de sua morte Jesus ressuscita Lázaro, deixando a todos maravilhados especialmente os moradores da cidade de Betânia e proximidades.

 

 

O significado de Ressurreição está na categoria Significados