Significado de Ressuscitar

O que é Ressuscitar

Ressuscitar é um termo que tem origem na palavra latina resurrectio, podendo ser traduzida como “trazido de volta à vida”, assim, ressuscitar é verbo que indica a ação de tornar a viver, podendo ser sinônimo de reviver, ressurgir, reaparecer, retornar.

Ressuscitar pode ser entendido como a ocasião em que alguém volta a viver. A ideia de um indivíduo que tem a chance de ressuscitar é muito explorada na Bíblia, sendo um dos principais fundamentos da fé cristã.

A bíblia relata nos seus quatro evangelhos que a Jesus foi dado o poder de ressuscitar dos mortos depois de três dias de sua morte na cruz. A ressureição de Cristo é um dos dogmas mais importantes do Cristianismo e possui até uma dada comemorativa muito especial e tradicional, a Páscoa.

Ainda dentro do âmbito religioso, temos uma famosa história sobre um homem a quem foi dada a chance de ressuscitar. Lázaro, conta-nos a bíblica, ressuscitou dos mortos depois de quatro dias do seu sepultamento graças à vontade e o poder de Jesus.

Medicina: quando um médico consegue trazer os batimentos cardíacos de um paciente de volta dizemos que ele foi capaz de ressuscitar o paciente.

A palavra ressuscitar também pode ser usada em um sentido mais conotativo. Quando, por exemplo, uma banda faz muito sucesso e depois de um tempo, por qualquer motivo, a banda some ficando um pouco esquecida, voltando então a brilhar quando ninguém mais esperava por isso, podemos dizer que essa banda conseguiu ressuscitar sua carreira, que conseguiu ressuscitar perante ao público.

Graças ao cinema e às séries de TV, o conceito de ressuscitar ganhou força entre a cultura pop de um modo geral com a febre dos zumbis dos últimos anos. Zumbis são seres que ressuscitaram dos mortos, contudo, voltaram com sérios problemas neurológicos, ameaçando os cidadãos com ataques e contaminação.