Significado de Resumo

O que é Resumo

Resumo é a sintetização de uma ideia, história, fala, texto e etc. Num resumo, os principais pontos de uma exposição textual são apresentados de forma sucinta.

O Que é Resumo

Quando se faz um resumo, opera-se de modo a transformar o complexo conteúdo de um texto em algo simples e curto, apresentando-se em poucas palavras a ideia central do texto e seus pontos essenciais. E assim podemos fazer resumos de qualquer coisa que seja expressa de forma escrita ou falada. Podemos fazer resumos de filmes, livros, artigos, novelas, notícias, contos, causos e etc.

O significado de resumo nos diz que este é uma forma de fazer com que se possa entender do que se trata um texto sem que se tenha que lê-lo completamente. E assim, um resumo pode ser uma forma de guardar o conteúdo de um texto de forma sintética para fins de estudo ou consulta, ou ainda pode ser uma espécie de apresentação de um texto, para que o leitor possa, através do resumo, perceber do que se trata e com isso poder decidir se ler o texto completo será proveitoso ou não.

Para se fazer um resumo, precisa-se, em primeiro lugar, que o texto a ser resumido seja lido por quem pretende resumi-lo. Durante a leitura ou depois dela, é preciso destacar o ponto principal do texto, de onde autor parte e onde ele quer chegar, essa é a espinha dorsal do resumo. Depois, é preciso definir quais são os pontos chaves do texto, seus principais argumentos, aqueles que corroboram com a tese apresentada. E conforme for o tipo de resumo efetuado, ele poderá ser crítico, informativo ou indicativo.

No mundo acadêmico, artigos, trabalhos de conclusão de curtos, teses, enfim, textos acadêmicos em geral, apresentam sempre por norma um resumo e uma versão em inglês deste identificada como abstract. Esse resumo trata do que é a obra e apresenta seus pontos principais. Sua obrigatoriedade é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT.

Num outro sentido, o resumo aparecerá como uma recapitulação de um texto. Muitos livros, sobretudo didáticos, apresentam ao fim de cada capítulo um pequeno resumo do que foi tratado, para reforçar o que foi lido e aprendido, para servir de consulta ao estudante e para facilitar o aprendizado.

Resumo, Síntese, Sinopse e Resenha

Resumo, síntese, sinopse e resenha são palavras que têm sentidos aproximados e que às vezes podem até serem usadas como sinônimo de resumo, contudo, de fato, existem diferenças importantes no que tange o significado de cada uma delas.

Um resumo, como vimos, é qualquer texto que apresenta de forma sucinta o conteúdo de uma obra mais complexa. Já uma resenha, é um tipo de resumo onde encontramos a opinião de quem resume sobre o texto que está sendo resumido. Na resenha, vamos à opinião crítica do resenhista, que pode usar de outros textos, outras referências, para fundamentar a sua opinião. 

Já na sinopse, vemos uma pequena síntese que não visa resumir completamente uma obra, mas serve como uma pequena introdução sobre ela, para que se perceba do que se trata e qual o seu clima geral, mas sem apresentar os pontos principais ou suas conclusões.

Já a síntese consiste em um texto que resume algo de forma muito sucinta, atendo-se somente àquilo que é totalmente essencial. Um resumo pode ser formado por um conjunto de sínteses.  

O significado de Resumo está na categoria Significados