Significado de Retificar

O que é Retificar

Retificar é um termo que pode ser sinônimo de corrigir. O termo origina-se da palavra “reto” e mais especificamente podemos dizer que retificar é tornar algo reto, deixar alguma coisa reta, alinhada.

Vemos então que sempre que alguém vai retificar algo, significa que vai fazer com que algo que não estava correto passe a ficar, vai endireitar.

Nos meios acadêmicos e intelectuais, o termo retificar aparece com uma certa frequência quando o autor de um texto ou de uma fala identifica a necessidade de corrigir uma informação. Assim, em seu discurso falado ou escrito, o autor fará a menção da necessidade de uma retificação.

Num contexto mais cotidiano vemos o termo retificar aparecer em relação às mecânicas de automóveis, que entre os seus serviços oferecem a retífica de motores. Assim, retificar um motor equivale a deixar o motor funcionando da maneira que funcionava originalmente, é corrigir os problemas do motor deixando-o como novo.

Retificar e Ratificar

Os termos retificar e ratificar em língua portuguesa são classificados como parônimos, nomes que tem pronúncia e grafia semelhantes. E no caso, além dessa semelhança, as duas palavras também têm significados um pouco aproximados, o que provoca muita confusão quanto ao seu emprego.

Entretanto, enquanto que “retificar” é corrigir, alinhar, “ratificar” tem como significado confirmar, validar, comprovar, atestar.

 

 

 

O significado de Retificar está na categoria Significados