Significado de Retrossexual

O que é Retrossexual

Retrossexual é um substantivo masculino. Sua origem vem da junção das palavras “retrô” e “sexual”, onde “retrô” é do Latim retro, que significa “para trás”, enquanto “sexual” é do Latim sexus, que é “gênero, estado de ser macho ou fêmea”.

O significado de Retrossexual procura caracterizar homens que possuem mais de 40 anos e que mantêm cabelos grisalhos, barba e aspecto de “durão” – oposto ao famoso termo “metrossexual”, que define justamente um homem extremamente vaidoso e que tenta manter-se com uma aparência perfeita, seguindo também as tendências de moda.

Nesse caso, um homem retrossexual surge com a intenção de rejeitar a atual “ditadura” da imagem perfeita que os metrossexuais passam, reclamando o regresso para um homem mais simples e, consequentemente, real.

O termo “retrossexual” foi utilizado pela primeira vez no ano de 2003 por Mark Simpson que quis definir o homem que gosta de ser “macho” e de realçar o seu lado masculino. Já o “metrossexual” surgiu ainda em 1996, indicando o novo grupo de homens que davam mais valor aos tratamentos de beleza e com sua vaidade.

Embora um retrossexual prefira seu estilo à moda antiga – tanto no modo de vestir quanto na maneira de agir – há rejeição a qualquer tipo de comportamento machista e grosseiro.

Um retrossexual irá se definir pela valentia e virilidade, resgatando certos valores masculinos tradicionais através do conservadorismo e vestimentas que remetem à moda antiga. Por isso, uma pessoa considerada retrossexual não irá perder muito tempo fazendo compras, muito menos fará qualquer depilação corporal e nem adotará posturas que são exclusivas das mulheres.

Além de serem apontados como pessoas que não se preocupam com a aparência física, os retrossexuais podem também se caracterizar pela paixão por algum time de futebol, pela rejeição a produtos de beleza e pela ideia da “barba por fazer”. Suas roupas, portanto, serão as mais funcionais possíveis – blusas sociais, gravatas, ternos, jeans e camisas, por exemplo. Os únicos acessórios que um retrossexual geralmente aceita são os cintos e relógios.

No banheiro, sabonete já é suficiente. São interessados por bebidas fortes, revistas de carros e jornais esportivos.

São exemplos de homens famosos que se encaixam no estilo retrossexual:

  • Benicio del Toro,
  • Clint Eastwood,
  • Hugh Laurie,
  • José Mourinho,
  • Russell Crowe,
  • Sean Pean.

O significado de Retrossexual está na categoria Significados