Significado de Retumbante

O que é Retumbante

Retumbante é um adjetivo que qualifica aquilo que retumba, o que faz estrondo, é estrondoso, bombástico, barulhento, aquilo que ressoa ou ecoa. O que é retumbante emite um som alto, faz barulho. Retumbante tem origem no verbo retumbar.

Aquilo que é retumbante chama a atenção pelo estrondo que emite; retumbante é o som dos instrumentos musicais, o ruído do trem na estação, a máquina de lavar roupa em operação, o cortador de grama elétrica e etc.

Num sentido conotativo, podemos usar a palavra retumbante para nos referir a alguma coisa de grande repercussão, que alcança um grande público, que foi um sucesso, algo impressionante ou espetacular, por exemplo: show de uma banda pode ser retumbante, a estreia de um filme ou o casamento de uma garota.

O termo retumbante chama a atenção dos brasileiros por fazer parte da letra do Hino Nacional Brasileiro. O termo aparece na primeira estrofe do hino, em sua segunda linha “De um povo heroico o brado retumbante”. A expressão “brado retumbante” pode ser entendida como “grito estrondoso”.

Outro hino popular em que a palavra retumbante aparece é no hino do time do Fluminense, vemos o termo na expressão "retumbante de glórias".

Entre as palavras que podemos citar como sinônimo de retumbante temos: empolado, altissonante, pomposo, sonoro, ensurdecedor, atroador, roso, forte, estrondoso, bombástico, aparatoso, fragoroso, estrepitoso, ingente, grandioso, ressonante, trovejante, ruidoso, épico, homérico, desmarcado, heroico, desmedido, grande, enorme, espetaculoso, rumoroso, sonoroso, faustoso, troante, reboante, turbulento, altitonante entre outras.

O significado de Retumbante está na categoria Significados