Significado de Revanche

O que é Revanche

Revanche no sentido original da palavra significa vingar, punir, protestar perante a lei.

A palavra revanche também tem como significado desforra e assume outros significados como desforço, desagravo, despique, pois remete à ideia de uma reparação de uma situação prévia.

Origem da palavra revanche

Revanche é uma palavra de origem francesa- révanche “vingança” - que é proveniente do verbo latim vindicare– de: “vingar, punir, protestar perante a lei”.

Buscando a formação da palavra revanche desde a matriz da linguagem indo-europeia, encontra-se o prefixo “in” que significa “para dentro” e deik que quer dizer “indicar”, resultando no significado “mostrar com o dedo”, combinação que originou no verbo indicare.

A palavra vindicare ocorre quando se faz a junção da raiz do termo vis “força”, o que muda o significado da palavra para “vingar-se”, “mostrar com força”.

No início da formação da linguagem francesa, o termo vindicare passou a ser vengier e venchier (vingança).

Com a evolução da palavra vindicare, fez-se a junção do prefixo “re” para indicar repetição e intensidade resultando, por fim, no presente vocábulo “revanche” que foi adaptado ao idioma brasileiro com o atual significado que é conhecido hoje.

Revanche nos jogos

O termo revanche é bastante utilizado no esporte e pode tero significado de nova partida, nova prova, novo jogo, onde o atleta ou uma nova equipe deseja confrontar novamente o oponente/adversário para disputar e tentar obter a vitória com o intuito de suplantar uma derrota anterior.

Exemplo de frase com o uso da palavra revanche:

  • O técnico da seleção brasileira afirmou que seu time já estava preparado para o dia da revanche.

Revanche nos relacionamentos amorosos

A definição de revanche expressa o desejo de restaurar uma situação que foi negativa no passado, ou seja, indica uma restituição de alguma coisa que foi perdida.

O significado de revanche está relacionado a uma questão de honra, por isso a palavra revanche é muito usada em relacionamentos amorosos, uma vez que, a pessoa que foi abandonada ou enganada, sente-se ofendida e deseja uma revanche a fim de vingar-se daquele interesse amoroso.

De um modo geral, a palavra revanche é aplicada em qualquer tipo de situação humana como, por exemplo, nos jogos infantis, na rivalidade entre nações, em competições esportivas, etc.

Em qualquer situação que é cabível uma revanche, o processo normalmente é muito semelhante, pois:

  1. Há o confronto de duas partes.
  2. Ocorre uma disputa em que uma das partes sai derrotada e como resposta acontece uma revolta/reação que dá origem ao próximo passo.
  3. O desejo ou petição de revanche do perdedor.

Revanche do ponto de vista psicológico

O sentido de revanche no ponto de vista psicológico resulta em uma análise de que o ser humano sempre deseja ganhar diante de qualquer situação, esse fato é evidente.

Outra análise é a de que a revanche esta relacionada à competitividade. Na teoria de Darwin é explicado que todos os seres vivos lutam para garantirem sua sobrevivência e nesse meio, apenas sobrevive aquele que se adapta melhor às circunstâncias.

Sendo assim, o revanchismo é tido como uma ferramenta que permite voltar a competir para obter a vitória.

O espírito de revanche

A revanche traz o espírito de revanchismo que pode vir como impulso negativo ou mero desejo de superação.

Quando há uma derrota é compreensível e racional que se tenha o desejo de revanche, porém quando esse anseio vem acompanhado de ódio e raiva, resulta em um tipo de revanche destrutiva.

O significado de Revanche está na categoria Significados