Significado de Réveillon

O que é Réveillon

Réveillon é o mesmo que ano-novo ou a festa que comemora a chegada de um novo ano. O termo é uma palavra do idioma francês que curiosamente não foi aportuguesada. A origem de réveillon no idioma francês é o verbo réveiller, que para o português pode ser traduzido como “retomar”, “reanimar” ou “acordar”. E como o ano novo é sempre um novo começo, uma retomada, uma época que precisamos nos reanimar, o nome veio bem a calhar e passou a ser adotado também em outras culturas distantes da França.

Num passado mais longínquo, réveillon era como era chamada a ceia de Natal. Curiosamente, a tradição foi paulatinamente migrando para a noite do ano novo como uma referência a uma refeição bem leve que se costumava fazer mais cedo da noite, para que as pessoas não dormissem e aproveitassem melhor a festa da virada de ano que se aproximava. 

Com o tempo, o termo réveillon começou a ser usado para designar a festa do ano novo, a celebração que comemora a virada do ano, a despedida do ano que passa e as boas-vindas ao ano que chega.

Sempre foi costume dos povos desde a antiguidade celebrar a passagem do ano, contudo, hoje as festas de réveillon são uma grande tradição em todo o mundo, que se encontram desconectadas do aspecto religioso, como era no passado. Entretanto, além das festas, comidas e bebidas que são tradicionalmente consumidas nesse dia, faz-se também oferendas nas praias e muitas superstições envolvem as comemorações anualmente.

Algumas cidades têm réveillons famosos em todo o mundo, como Nova York e Sidney, na Austrália, e suas comemorações que envolvem grande queimas de fogos são sempre noticiadas nas televisões. Em geral, as pessoas gostam de passar o réveillon em cidades badaladas, com praia e opções turísticas, de preferência perto de pessoas queridas.

O significado de Réveillon está na categoria Significados