Significado de Revolução

O que é Revolução

Revolução é um substantivo feminino da Língua Portuguesa que tem como origem o termo em latim revolutione, cujo significado é o ato ou efeito de revolucionar. Pode haver ainda diversos outros significados que podem ser indicados para aspectos distintos, como, por exemplo, de revolta ou de um movimento giratório.

A revolução é uma transformação profunda e agressiva nas instituições políticas de um país e que em geral costuma ser alcançada por meio de uma rebelião ou de um motim. Trata-se de uma modificação radical dentro da sociedade, sendo que ela acontece a partir de um contexto político, social, cultural e econômico. Nesse caso, é constituída uma nova ordem, que é estabelecida pelas forças sociais e políticas que venceram esse processo revolucionário.

Figurativamente, pode ser representada como uma profunda transformação. Por exemplo: Após uma parada cardíaca quase ter tirado suas vida, João fez uma revolução em sua forma de viver.

Revolução em alguns âmbitos

O significado de Revolução dentro do contexto da Astronomia tem a ver com o movimento de um astro. De forma mais concreta, com o tempo que um astro leva para percorrer a sua órbita. Já no âmbito da Geometria, o significado de revolução diz respeito ao movimento presumido de um plano em torno de uma de suas laterais, o que acaba criando algo sólido. Conforme a Física, uma revolução indica um movimento circular ao redor de um eixo fixo, onde o objeto pode voltar ou passar pela posição de seu princípio.

Revolução Francesa

Ocorreu entre os anos de 1789 e 1799, tendo servido para acabar com o Antigo Regime da Monarquia e instaurar o movimento democrático-burguês. O lema da Revolução Francesa é famoso até hoje e diz: LiberdadeIgualdade, Fraternidade.

A Revolução Francesa surgiu a partir de uma forte insatisfação da população devido a questões econômicas e diplomáticas, caso das más colheitas, do aumento demográfico, entre outros itens. O povo francês percebera que a França estava ficando para trás quando comparada a outros países que estavam avançando, caso da Inglaterra.

Além disso, a sociedade iluminista e burguesa da França observou o êxito da Revolução Americana e isso acabou contribuindo para que os franceses derrubassem o regime absolutista. Naquele momento, com medo de ficar sem seus privilégios, a nobreza procurou impedir os ministros do rei Luís XVI tomassem providências para melhorar a conjuntura da economia na época.

Toda essa movimentação resultou no dia 14 de julho de 1789, quando o povo descobriu que o rei tinha a pretensão de dissolver a Assembleia. Com isso, ocorreu a tomada da Bastilha, a prisão e ícone da repressão do regime absolutista francês. O rei tentou fugir da França, mas acabou sendo capturado e obrigado a validar a constituição que havia sido criada pelos rebeldes. Anos mais tarde, precisamente em 1793, a Assembleia votou pela execução do rei Luís XVI, fazendo com que a Grã-Bretanha, a Espanha e a Holanda declarassem guerra à França.

Revolução Industrial

Diz respeito ao movimento de industrialização iniciado a partir da metade do século XVIII no Reino Unido. Essa revolução foi possível com o surgimento das máquinas na indústria, tendo sido potencializada a partir da criação da máquina a vapor.

Com essa revolução, a estrutura de trabalho foi modificada, fazendo com que muitos artesãos fossem trocados por operários de fábricas. Uma particularidade desse processo é que as fábricas necessitavam de um mercado regular e de grande investimento para serem erguidas. Essa modificação na sociedade fez com que ela passasse de agrícola para industrial, resultando em um forte movimento de pessoas transitando das áreas rurais para as cidades. Isso levou a alguns desequilíbrios sociais, políticos e econômicos, ocorridos ainda antes do período da Revolução Francesa.

A Revolução Industrial já passou por outras etapas. Por exemplo, a Segunda Revolução Industrial é conhecida pela modificação proporcionada pelo surgimento do petróleo, da eletricidade e dos motores de combustão. Já a Terceira Revolução Industrial está ligada ao trato eletrônico de dados e a utilização da informática e da robótica na consecução dos processos industriais.

Revolução Verde

A revolução verde é assim conhecida, pois tem como significado o desenvolvimento de inciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e também incrementou em grande medida a produção de alimentos em âmbito mundial.

Essa revolução começou na década de 1950 no México e teve como precursor o engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que criou técnicas químicas para dar maior resistência às plantações de trigo e milho. Ele também propôs uma maior otimização dos métodos de produção agrícola. O método foi bastante promissor e colocou rapidamente o México em outro patamar, tanto que, em 1970, Borlaug ganhou o Prêmio Nobel da Paz, já que seu trabalho teve impacto bastante positivo para a humanidade.

Revolução Cubana

Foi uma guerra em que um grupo de opositores, liderados pelo comandante Fidel Castro, derrubou o governo do ditador Fulgêncio Batista. Esse embate ocorreu em 1959 e colocou Cuba no centro de uma disputa entre Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista, levando a pequena ilha para o lado dos russos.

Um dos nomes mais conhecidos daquela revolução é o do médico argentino Che Guevara, que combateu nas fileiras do exército rebelde, ao lado de Fidel Castro.

Revolução Russa

Uma revolução com dois episódios distantes cerca de 12 anos, mas que são importantes para compreender todas as transformações que perpassaram no país no início do século XX. A primeira delas ocorreu em 1905 e tem como característica uma série de motins contra o czarismo (cujo czar comandava a Rússia sob o regime absolutista à época), que estava debilitado após a Rússia perder uma guerra diante do Japão.

A revolução começou a partir das mortes do Domingo Sangrento, que teve como significado resultante uma maior união dos membros da oposição. A rebelião passou a ganhar mais território e força e foi potencializada após a rebelião no encouraçado Potemkin e também da greve geral que ocorreram no período. Porém, apesar dos protestos e da tentativa de tomar o poder, os manifestantes acabaram sendo esmagados pelo poder do czar.

Já a Revolução Russa ocorrida em 1917 diz respeito a vários conflitos que levaram ao fim do regime czarista e à implantação de um sistema comunista de governo. Esse processo foi marcado pela Revolução de Fevereiro, que deu o início definitivo do levante, e também pela Revolução de Outubro, que consolidou a tomada do poder pelo povo, sob a liderança do partido bolchevique.

Revolução Chinesa

Essa revolução foi uma das mais relevantes ocorridas na China. Entre 1949 e 1962, sob a liderança e Mao Tse-tung, foram tomadas várias medidas visando a socialização dos meios de produção, entre elas a nacionalização de empresas estrangeiras, a coletivização das terras, além de um controle cada vez maior do Estado sobre a economia.

Uma das principais características dessa época no país asiático foi a Revolução Cultural, que começou em 1963 e tinha como objetivo usar a cultura como uma forma de implementar uma revolução permanente no país. Diversas transformações foram realizadas, tendo todas elas como base o “livro Vermelho”, para ajudar na fundamentação da autocrítica do sistema.

Revolução de 1930

Outra revolução muito marcante na história ocorreu no Brasil. Trata-se da Revolução de 1930, que tirou do poder o então presidente da República Washington Luís e entregou-o nas mãos de Getúlio Vargas, um dos líderes do movimento tenentista que culminou com a revolução e o fim da chamada República Velha, que teve início com a Proclamação da República, em 1889.

Há uma série de eventos que foram importantes para consolidar a revolução de 1930. Entre eles podemos citar: o tenentismo e o seguido esforço de tirar o poder das oligarquias que comandavam o país até então; o acordo entre os estados de São Paulo e Minas Gerais que mantinha apenas os dois estados no comando político do Brasil; crise financeira e mudança da liderança do país, que gerou eleições presidenciais irregulares de 1930.

O significado de Revolução está na categoria Significados