Significado de Risível

O que é Risível

Risível é a qualidade daquilo que desperta o riso. Risível é um adjetivo que pode ser empregado sempre que se queira se referir a algo que soe engraçado, que tenha em si características de comicidade.

Podemos usar o termo risível tanto para designar algo que é intencionalmente engraçado como para alguma coisa que é cômica, mesmo que a intenção de sua existência não seja essa, e assim a palavra pode ganhar outros sentidos, até mesmo pejorativos. Com isso, risível pode ser também sinônimo de ridículo, e com isso usar a palavra risível para qualificar alguma coisa pode ser até mesmo uma ofensa, pois então a palavra pode ser entendida como sinônimo de grotesco, tosco, patético. Aqui temos algo que por ser risível desaponta quem o apresenta, frustra, magoa.

Temos então que risível pode ser tanto o palhaço do circo, como o cachorro de estimação; tanto o programa de televisão como a peça de teatro; tanto uma maneira de se vestir e se comportar como um tropeção ou um vídeo compartilhado nas redes sociais.

E como sinônimo da palavra risível podemos encontrar termos tais como: burlesco, excêntrico caricato, lúdico, derrisório, irrisório, engraçado, cômico, arrebicado, extravagante, ridículo, pirangueiro, picaresco e grotesco.

O significado de Risível está na categoria Significados