Significado de Ritual

O que é Ritual

Ritual é como chamamos a um conjunto de práticas tradicionais que devem ser observadas durante a realização de certas cerimônias, sejam essas de cunho religioso/esotérico ou não.

Um ritual é composto por gestos, palavras, ações e práticas bem definidas e determinadas, que visam a produção de certos efeitos ou o alcance de determinados resultados. Em geral, quando pensa-se num ritual, imagina-se algo como uma prática mágica ou bruxaria, associa-se a cerimônias realizadas em ordens esotéricas ou sociedades secretas, e isso está correto, perfeitamente de acordo com o significado da palavra ritual. Contudo, o termo ritual pode ser empregado para designar práticas que não têm nenhum tipo de misticismo envolvido.

Assim, por exemplo, podemos dizer que uma pessoa metódica, que realiza suas coisas de forma demasiadamente organizada, seguindo sempre uma mesma sequência no processo, é uma pessoa ritualística. Desse modo pode-se dizer por exemplo: “Vamos ter de esperar o Marcelo realizar o seu tradicional ritual de se arrumar para sair, tenham paciência, irá levar um bom tempo”. Neste sentido a palavra ritual pode ser usada com um sentido aproximado ao da palavra hábito.

Da mesma forma, certas práticas jurídicas ou políticas podem ser entendidas como sendo um ritual. Quando se decidiu por levar a diante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, começou-se uma discussão entre juristas e congressistas sobre qual deveria ser o rito a ser seguido, ou seja, qual seria o ritual que conduziria o julgamento da melhor forma possível e mais de acordo com a constituição do país.

Ritual Religioso

A palavra ritual está fortemente associada a práticas de cunho religioso e esotérico, que visam estabelecer algum tipo de contato entre os seres humanos e forças ou seres sobrenaturais.

Neste sentido, a cerimônia de casamento é um tipo de ritual, onde o padre invoca Deus e segue toda uma série de práticas tradicionais que visam aproximar os presentes e principalmente os noivos do poder de Deus para que o matrimônio seja abençoado e efetuado. Da mesma forma uma missa ou um batismo são tipos de rituais.

Em ordens iniciáticas como a Maçonaria ou a Rosacruz, uma série de rituais são praticados em cerimônias fechadas, para as quais somente membros qualificados podem participar. Esses rituais podem ser, por exemplo, feitos para a evocação de um anjo ou para que determinadas forças floresçam em seus participantes e os ajudem em seu processo de autoconhecimento. Nestas ordens também, cada vez que um novo membro é admitido ou que um membro eleva o seu grau, é efetuado um ritual específico. Para os que serão admitidos na ordem, será feito um ritual de iniciação.

Ritual também pode ser o nome do tipo de livro ou documento que registra em seu conteúdo como devem ser as práticas cerimoniais que compreenderão a determinado ritual a ser realizado.

O significado de Ritual está na categoria Significados