Significado de RNA

O que é RNA

RNA é uma sigla que tem origem no idioma inglês e refere-se à abreviação de ribonucleic acid, que traduzindo para o português significa ácido ribonucleico. O ácido ribonucleico ou RNA, juntamente com o DNA, trabalha para que as características de um ser vivo sejam transmitidas a sua prole, sucessivamente, indefinidamente de geração em geração.

O RNA é formado por um estrutura em forma de hélice que se conecta entre si por bases nitrogenadas, que equivalem a letra “N” na sigla. A letra “A” e a letra “R” equivalem ao ácido fosfórico e à ribose.

Através de um processo conhecido como transcrição, o RNA é criado no interior do núcleo das células, tendo como base o DNA. Esse processo dá origem a três tipos diferentes de RNA: o RNA mensageiro sintetizador de proteínas, o RNA transportador e o RNA ribossômico, ambos com a função de contribuir na produção das proteínas.

O DNA e o RNA são encontrados dentro de todas as células e são imprescindíveis para a existência da vida no Planeta, transmitindo há milhares de anos as características hereditárias que cada ser, cada espécie, deve possuir. E além de armazenar e transmitir informações genéticas, produzem também proteínas compostas que são a base primordial que constitui cada ser vivo.

Como ambas as siglas têm origem no inglês, elas podem também aparecer em sua versão em português como ADN e ARN, o equivalente a ácido desoxirribonucleico e ácido ribonucleico respectivamente.

DNA

O DNA é a molécula celular que carrega o nosso código genético. O DNA carrega as instruções que serão transmitidas ao ser e as novas gerações, enquanto que o RNA faz a comunicação entre as instruções do DNA e as proteínas, permitindo a sua síntese.

 

O significado de RNA está na categoria Significados