Significado de Ruptura

O que é Ruptura

Ruptura é o mesmo que rompimento, interrupção, quebra, corte, violação. Ruptura é o ato ou efeito daquilo que se rompe, ação de romper.

Algo que segue uma sequencia continua ou um fluxo continuo e é interrompido em dado momento apresenta uma ruptura. Algo que estava unido, que era como um e se separa ou alguém que corta relações com um amigo de anos, podem ser exemplos de ruptura.

Podemos usar ruptura para designar o fim de compromissos e obrigações sociais, quando programas sociais são anulados, há uma ruptura que prejudica as camadas mais carentes da sociedade.

Um contrato é um documento que determina os direitos e obrigações das partes envolvidas, quando não há o cumprimento desses direitos e obrigações ou quando o contrato é violado ou infringido de qualquer maneira, dizemos que há uma ruptura de contrato. Da mesma forma, quando um tratado, um pacto ou um compromisso qualquer não é cumprido, temos uma ruptura.

O termo ruptura pode ser ainda ser usado com o mesmo sentido de abertura ou buraco, como sinônimo de fenda. O buraco na camada de ozônio, por exemplo, pode ser também a ruptura na camada de ozônio.

Ruptura no Âmbito da Medicina

Em medicina, ruptura será o nome técnico usado para se referir a abertura verificada em um órgão que não foi produzida por um instrumento cortante.

Encontramos também no âmbito da medicina o termo ruptura para designar a lesão muscular que atinge as fibras musculares, os nervos e os vasos sanguíneos. É uma lesão mais grave que a distensão muscular, provocando muita dor e atingindo principalmente o braço, a coxa e a panturrilha.

Encontraremos ainda esse tipo de ruptura em locais do corpo tais como tendões, ombros, na camada muscular do útero, no menisco, nos tendões e etc.

O significado de Ruptura está na categoria Significados