Significado de Rústico

O que é Rústico

Rústico é um substantivo e adjetivo masculino. O termo surgiu do Latim rus, que significa “campo, região agrícola”.

O que é Rústico:

O significado de Rústico é, como um adjetivo, o que é rude, simples, grosseiro. É tudo aquilo que é malfeito, tosco, mal acabado, que é desprovido de ornamentos e acabamento, que não foi polido ou lapidado.

Rústico pode ser o que se desenvolve sem cultivo ou cuidados específicos e necessários.

Rústico faz referência ao que está relacionado ao campo, sendo o terreno que está fora da zona urbana e que desenvolve atividades agrícolas. É o que é campestre, rural.

Rural também tem a mesma origem que o termo rústico.

Pejorativamente, rústico pode qualificar uma pessoa que se comporta de forma grosseira e indelicada, que não é culta, que é desprovido de cultura e erudição. Rústico serve para adjetivar pessoas que não possuem civilidade, que apresentam comportamentos desagradáveis e desapropriados. Nesse caso, o termo é tanto um adjetivo como um substantivo.

Por exemplo:

“Que homem rústico! Tratou as mulheres como se elas fossem objetos!”

“Você está se tornando uma pessoa rústica, sem um pingo de educação, tal como seu pai.”

Como substantivo, rústico pode ser definido como o camponês, aquele que vive no campo e que vive dele. É sinônimo do que é bucólico, próprio do ambiente rural.

Por exemplo: “Eles possuem atitudes rústicas, mas interessantes. Tudo o que eles comem são de sua própria plantação!”

Estilo rústico

O estilo rústico é uma opção tradicional para a decoração de ambientes, especialmente pela ideia de regresso às origens por meio de móveis gastos pelo tempo, mas que foram desfrutados de forma carinhosa.

Embora seja um estilo associado com as antigas casas de campo, atualmente é visível em qualquer tipo de habitação. Não é difícil encontrar casas ou apartamentos que possuem alguns móveis distintos que carregam histórias e personalidade, por terem sido passadas de geração para geração.

O significado de Rústico está na categoria Significados