Significado de Sabedoria

O que é Sabedoria

Sabedoria é um substantivo feminino que significa grande conhecimento, erudição e saber. A sua origem etimológica reporta-se ao grego (Σοφία) que é traduzido por Sofía que também se refere à sapiência (sapere em latim) enquanto a palavra σοφός é traduzida por sábio.

Em outras palavras, o sábio ou sábia é a pessoa detentora de sabedoria que é um conhecimento extenso e profundo sobre uma área ou diversas outras. Como a palavra sabedoria gerou algumas variantes como, por exemplo, o termo filosofia (φιλοσοφία, onde filo é o mesmo que amor), muitos filósofos ganharam o nome de sábios, além de pensadores que já era empregado.

Deste modo, tem-se como característica de uma pessoa sábia a prudência e/ou bom senso, ou seja, diante de uma situação ela vai analisar e agir da melhor forma possível com o intuito de solucionar o problema em questão sem prejudicar ninguém.

A palavra sabedoria não deve assim ser confundida com esperteza uma vez que, este termo é utilizado em sentido pejorativo e tem como acepção a característica daquele que busca, por meios rápidos e inteligentes tirar proveito sobre algo ou alguém.

De um modo geral, a palavra sabedoria se estende ao conhecimento próprio e prático que uma determinada cultura possui como, por exemplo, a sabedoria oriental (quando se refere a um conhecimento ou conjunto do mesmo que aqueles povos detém sobre algo), a sabedoria divina (conhecimento apurado que pertence aos seres celestiais), a sabedoria popular (quando se refere ao saber de um povo ou região), entre outros.

No campo religioso, a sabedoria é o símbolo divino de Deus, já que Ele é dotado de onisciência, ou seja, sabe de tudo ou é o único que conhece todas as coisas visíveis ou invisíveis e, por isso, pode dotar os homens de sabedoria quando estes pedem por meio de orações.

No Velho Testamento bíblico, há varias menções sobre o Rei Salomão, filho de Davi, que é considerado o mais sábio de todos os reis israelitas que já existiram e sempre tomava as decisões mais acertadas sendo, para tanto, um exemplo a ser seguido.

Na Filosofia Oriental, os exemplos de sabedoria são os pensadores e líderes como o Buda (Sidarta Gautami), Confúcio, Lao Tsé e também o Dalai Lama, os quais buscam a iluminação ou nirvana.

Contudo, na Filosofia Ocidental um dos maiores exemplos de sábios é o filosofo grego Sócrates que, entre vários pensamentos dizia que só existia um bem que é o saber e um mal que é a ignorância.

O significado de Sabedoria está na categoria Significados