Significado de Salve Jorge

O que é Salve Jorge

Salve Jorge está relacionado com a religião umbanda e é uma saudação que dá boas vindas a Ogum, divindade afro-brasileira. Umbanda é uma religião brasileira, de origem no Rio de Janeiro e que possui em seus orixás um santo correspondente da religião católica, São Jorge, por exemplo, é o santo guerreiro.

Na religião católica, Jorge era órfão de pai e de mãe, e fez parte da cavalaria do império romano, devido ao seu talento para as armas. Por ser devoto à religião cristã, foi torturado e morto, já que Roma perseguia aqueles que iam contra suas próprias crenças. A partir daí ele virou um mártir.

São Jorge é retratado hoje em dia como um guerreiro bravo e pomposo portando uma lança atravessando a garganta de um dragão, devido a uma lenda que conta que São Jorge matou um dragão cruel que oprimia um povo da Líbia com a sua lança.

Novela Salve Jorge

Salve Jorge foi o nome de uma novela de muito sucesso produzida e exibida pela Rede Globo às 21 horas entre 2012 e 2013.

A novela foi escrita pela autora Glória Perez e teve cenas gravadas na Turquia, onde abordou o tema de mulheres que são traficadas para outros países para trabalharem como prostitutas.

Houve certa polêmica com o nome da novela ser "Salve Jorge", porque a Rede Globo estava receosa de que ele fosse afastar o público evangélico, mas a autora insistiu em permanecer com o título.

O pastor e proprietário do Grupo Record, Edir Macedo, criticou o nome da novela e disse em seu blog que o título era uma adoração ao candomblé e que ia contra as crenças de sua igreja. Glória Perez, no entanto, informou na época que a intenção do título não era religiosa e sim uma referência ao espírito guerreiro dos personagens da trama, que passavam por diversas situações difíceis no decorrer da novela.

O significado de Salve Jorge está na categoria Significados