Significado de Santo Graal

O que é Santo Graal

Graal é um termo originário do latim medieval “gradalis” ou “gratalis” que, por sua vez, é uma palavra derivada do latim antigo, “crasser”, cujo significado era vaso.

O que é o Santo Graal?

O Santo Graal é a designação comum dada à taça sagrada utilizada por Cristo na Última Ceia.

Desde o surgimento da ideia do Santo Graal, muitas versões tem surgido sobre sua simbologia, sendo uma das mais recentes a obra criada pelo escritor Dan Brown “The Da Vinci Code” (O Código Da Vinci), escrito em 2003, em que se faz referência ao Santo Graal como a representação metafórica de Maria Madalena, supostamente esposa de Jesus, com quem tivera filhos e que seria a primeira mãe de uma linhagem sagrada, carnais, que estariam vivendo na Europa.

Os Cavaleiros Templários também sempre são referência ao se falar do Santo Graal, uma vez que teriam tido sua posse no século XII. Os Templários foram uma ordem religiosa cuja missão era defender os peregrinos na cidade de Jerusalém na época da ocupação pelos mouros.

As primeiras menções na literatura sobre o Santo Graal foram os romances “Le Conte du Graal”, de Chrétien Troyes, poeta frances, e “Roman de L’Estoire du Graal”, de Robert de Boron, nos séculos XII e XIII, onde existem narrativas sobre a procura pelo cálice sagrado.

O Santo Graal também foi tema do terceiro filme de Indiana Jones, “A Última Cruzada”, onde o herói vive aventuras em busca do vaso usado por Jesus Cristo.

Ainda na Idade Média, a lenda do Santo Graal também foi associada ao Rei Artur e seus Cavaleiros da Távola Redonda, em uma busca incansável pelo Santo Graal para devolver a prosperidade e a paz ao Reino da Inglaterra.

Na Inglaterra, a primeira referência ao Santo Graal é feita num poema onde aparecem o Rei Artur e os Cavaleiros buscando por um caldeirão, um recipiente mágico, que poderia dar novo sabor a alimentos e também nova vida e vigor a qualquer pessoa.

O Santo Graal, no entanto, já era uma lenda dos antigos celtas, tendo passado por um processo de cristianização, transformando o caldeirão no cálice sagrado, que se tornou tema de muitas lendas, histórias e aventuras.

"A Busca do Graal" é uma trilogia de livros escritos pelo autor inglês Bernard Cornwell. A história se passa na época da Guerra dos Cem Anos, em que o protagonista Thomas de Hookton busca pela lendária taça. O Arqueiro, O Andarilho e O Herege são os nomes dos livros.  

O significado de Santo Graal está na categoria Significados