Significado de Sarcasmo

O que é Sarcasmo

Sarcasmo é um substantivo masculino que varia do termo grego “sarkasmos”, sendo este uma derivação do verbo “sarkáizen” que significa “queimar a carne”. Por ora, a palavra sarcasmo se refere a escárnio, motejo ou zombaria.

É ainda um recurso literário tanto empregado como uma figura de estilo ou então de oratória que tem, como objetivo maior, causar de forma amarga e provocatória a sensibilidade da pessoa incitada. As famosas sátiras são tipos literários de rica composição poética em sarcasmos onde os defeitos de uma pessoa ou de uma determinada sociedade são apontados e ridicularizados.

Uma pessoa que tem como traço de personalidade o sarcasmo tende a falar com outras pessoas de modo a ofende-las e, quando realiza tal ato de forma exagerada há grandes indícios de que a mesma seja caracterizada como arrogante.

Contudo, é possível identificar o sarcasmo quando a pessoa diz as coisas de modo bastante cruel, despreza o seu interlocutor ou ainda expressa os seus pensamentos de forma contrária, ou seja, não fala o que realmente está pensando ou o faz de modo inverso.

A pessoa que é a vitima de outra sarcástica logo se sente ofendida ou maltratada, uma vez que, a etimologia da palavra reporta-se também a morder ou trincar um pedaço de carne. Em outras palavras, o sarcasmo é uma ferramenta utilizada para o propósito de realizar chacota ou ironizar um fato ou pessoa.

É ainda considerada como uma espécie de estratégia pouco sucinta para criticar com sagacidade e, ao mesmo tempo, criatividade para apontar as falhas de uma forma de expressão bastante peculiar.

Desta forma, a palavra sarcasmo possui os seguintes termos como sinônimos: zombaria, gozação, deboche, troça, ironia e maldade. Alguns exemplos de frases sarcásticas: “Não existe homem fiel, pois o que existe é homem sem oportunidade”, “Quando visualizar uma luz no fim do túnel tenha certeza de que não se trata de um trem” ou “Se não há como melhorar o que lhe causa a febre é melhor e recomendável tentar aumentar a qualidade do termômetro”.

Entretanto, é comum surgirem dúvidas e confusões quanto ao sarcasmo e ironia, tendo em vista que ambos são recursos estilísticos, geralmente empregados pelo autor quando deseja aumentar a dramaticidade ao discurso através de palavras em seu sentido figurado (ou conotativo).

A diferença entre ambos é a que se segue: o sarcasmo possui tonalidade provocativa e muitas vezes apela para o riso ou humor, enquanto a ironia expressa o oposto ao que o autor deseja afirmar, ou seja, uma contradição mais sutil e amena.

 

O significado de Sarcasmo está na categoria Significados