Significado de Satélite

O que é Satélite

Satélite é um substantivo masculino que significa um corpo que gira ou acompanha outro, seja ele um satélite natural ou artificial.

Segundo a astronomia, o satélite é qualquer elemento do Universo que orbita em torno de outro maior. E isso vale tanto para a nossa Lua, um satélite natural da Terra, como para planetas anões e até mesmo galáxias inteiras, que podem ficar ao redor de outras de maior força e tamanho.

Satélite ganha um significado mais particular ao analisarmos sob a ótica da astronáutica, a ciência que cria e produz máquinas que orbitam a atmosfera da Terra e também o espaço. Nesse caso, o satélite só pode ser artificial, pois aqui satélite é considerado qualquer objeto construído pelo homem e que sirva para mapear as dimenções da Terra, além de poder repassar informações para qualquer parte do mundo e até mesmo do Universo. O satélite nesse aspecto da ciência pode, por exemplo, tirar e enviar fotos da geografia do planeta.

A palavra satélite tem como significado também uma pessoa que faz as vontades do outro de forma cega e que está ao redor dele constantemente. Sendo assim, por analogia, é possível ampliar o significado para uma empresa que depende da outra para subsistir (empresa satélite) ou ainda estruturas, cidades, países etc.

Satélite natural e Satélite artificial

De acordo com a astronomia, os satélites naturais são corpos celestes que orbitam ao redor de outro que possui maior força gravitacional e também é maior. Assim, forma-se um grupo de um planeta principal e outro secundário. É possível ver no Sistema Solar diversos satélites naturais girando ao redor de planetas e outros corpos celestes, sendo a Lua o satélite mais próximo da Terra.

Os satélites artificiais, por sua vez, são estruturas que costumam estar em órbita dos planetas e foram construídas pelos seres humanos. As principais funções desses satélites são a de transmissão e recolhimento de informações. Os sinais de rádio, TV, telefone e internet utilizam os satélites artificiais para enviar dados para as pessoas.

Por outro lado, é possível captar informações, por exemplo, que ajudam a saber as condições climáticas. Há satélites ao vivo que recolhem imagens da Terra e que servem para os meteorologistas fazerem os prognósticos de chuva, sol, frio, calor.

Outros nomes usados com o termo satélite

Há também outros significados para a palavra em questão. Uma empresa de viação se chama Satélite Norte, que faz viagens rodoviárias em parte da região Centro-Oeste, um bom pedaço do Pará e parte do Nordeste.

Há também o Satélite Maranata, uma forma de comunicação da doutrina cristã da Igreja Maranata com seus fiéis. Ali, eles transmitem a programação produzida por meio do satélite, isto é, a pessoa consegue captar o sinal por antena parabólica propícia, já que não está em nenhum canal de televisão específico.

O significado de Satélite está na categoria Significados