Significado de Saudosismo

O que é Saudosismo

Saudosismo é um substantivo masculino. Deriva-se do termo saudade, que por sua vez, vem do Latim solitas, que significa “solidão, retiro” e o sufixo -ismo vem do Latim –ismus, do Grego –ismos, que indica um formador de nomes de ação de alguns verbos.

O que é Saudosismo:

O significado de Saudosismo é a admiração exagerada por coisas do passado, isto é, é uma tendência ou gosto excessivo de valorizar aspectos do passado, coisas que não mais existem.

Por exemplo: “Chega deste saudosismo! O passado não me interessa!”

O saudosismo pode abranger princípios, comportamentos, hábitos ou ideias que já são obsoletos e considerados ultrapassados.

Aquele que tem atitudes de saudosismo, isto é, que age com saudosismo, é chamado de saudosista. Por isso, um saudosista é aquele indivíduo que tem preferência na valorização de coisas passadas, em diversos contextos, de modo que deixa de perceber significados novos que surgem, tanto em sua sociedade como no mundo no geral.

Ou seja, o saudosista é aquele que se mantém apegado a algo de uma época passada, podendo ser algo bom ou ruim.

Vale frisar que, embora muitos considerem o saudosismo como sinônimo de nostalgia, este último se caracteriza com um sentimento de saudade associado com melancolia, pesar e tristeza, pelo tempo que já passou. Já o saudosismo não possui qualquer sentimento negativo sobre o passado, mas sim por momentos de melancolia, apenas, um apego exagerado ao passado. De todo modo, a linguagem informal – aquela usada no dia a dia – usa os termos (nostalgia e saudosismo) como sinônimos.

Movimento literário do Saudosismo

O saudosismo é o nome de um movimento estético que teve seu lugar em Portugal, ainda nas primeiras décadas do século XX, e que tinha conceitos também nas áreas da literatura, religião e filosofia. O mentor deste movimento foi o poeta e escritor Teixeira de Pascoaes (1877 – 1952), que considerava o Saudosismo como uma tendência artística e filosófica de cunho nacionalista, estando ligado de maneira íntima à revista “A Águia”, órgão da Renascença Portuguesa.

O Saudosismo afirmava que o ser humano levaria a vida em razão da saudade do passado, sentimento este que teria a capacidade de mudar o comportamento das pessoas a fim de realizar a restruturação da nação.

Alguns dos nomes de intelectuais que fizeram parte deste movimento são: Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Jaime Cortesão, António Sérgio, António Carneiro, entre outros.

A base da saudade como base do Saudosismo, de acordo com Pascoaes, julga o traço espiritual como determinante da alma humana. Esta sensação é visto na literatura portuguesa no decorrer de sua história – passando de um sentimento simples individual para um plano místico determinando a relação do ser humano com o mundo e com Deus, correspondendo a uma doutrina social e política.

O significado de Saudosismo está na categoria Significados