Significado de Secundarista

O que é - Secundarista

Secundarista é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo é uma junção de secundário, do Latim secundarius, que vem de secundare, que significa “auxiliar, favorecer, ajudar”, mais o sufixo –ista, proveniente do sufixo grego –istes, que se refere ao praticante de uma certa atividade ou o adepto de uma ideologia.

O significado de Secundarista está presente na área da Educação, pois faz referência ao estudante do ensino médio. Ou seja, secundarista é a palavra utilizada para designar todo o estudante que está no nível colegial, escola secundária ou, como é conhecido no Brasil, no ensino médio.

Por isso, é todo estudante do secundário; aquele que cursa, ao menos, um dos três anos do ensino médio.

Por exemplo: “Era fácil perceber que ele era um estudante secundarista, afinal ele utilizava o uniforme da escola do bairro.”

Como adjetivo, secundarista é o termo utilizado para tudo o que é relativo ao ensino secundário ou médio.

Por exemplo: “O ensino secundarista é considerado de boa qualidade em grande parte dos estados brasileiros.”

UBES é a sigla que denomina a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas que trabalha em conjunto com as entidades secundaristas do Estado e dos municípios para organizar e mobilizar os secundaristas do país a fim de mobilizá-los e tornar realidade suas vontades, necessidades e qualquer insatisfação.

Com a ajuda da UBES, há a busca constante por melhorias e avanços na educação. O que chamou a atenção foi o Plano Nacional de Educação – a mobilização da entidade fez com que esse plano fosse aprovado em 2014 no Congresso Nacional.

Ainda atualmente, os secundaristas pedem que outras vinte metas sejam aplicadas, como é o caso do investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.

O Movimento Secundarista ou chamado também de Movimento Estudantil Secundarista foi um movimento dos estudantes do segundo grau (ensino médio) na década de 1960 no Brasil. É lembrado pelos secundaristas em luta nas ruas para protestar contra o regime militar.

Secundarismo é uma palavra utilizada na área de Patologias na Medicina, com o intuito de indicar o conjunto dos sintomas que classificam o período secundário de uma doença. Normalmente, este termo é muito mais utilizado para designar as manifestações da sífilis secundária.

O significado de Secundarista está na categoria Significados