Significado de Segurança

O que é Segurança

Segurança designa aquilo que apresenta firmeza e estabilidade. O ato ou efeito de segurar ou tornar seguro também caracteriza segurança. Outros sentidos para o substantivo feminino é o de garantia, certeza, convicção, confiança, salvaguarda, precisão.

Podemos usar a palavra segurança para nos referir à pessoa que fala com propriedade sobre um tema, que conhece o assunto e ao mesmo tempo tem boa dicção e simpatia. Uma pessoa assim fala com segurança; aquele que se safou de uma enrascada, que se livrou de um perigo, que escapou do inimigo está agora em segurança.

Outro exemplo para o uso do termo pode ser o do sujeito que conseguiu acumular uma certa fortuna de modo a não precisar mais se preocupar com o seu futuro do ponto de vista de suas necessidades materiais, pois o sujeito conquistou segurança financeira.

Segurança é também um termo usado para fazer referência ao estado em que se encontra a saúde da cidade sob o ponto de vista do convívio social. Quando por algum motivo dado a qualidade do convívio entre as pessoas estiver muito aquém daquilo que consideramos normal, infringindo a integridade física e moral dos cidadãos de forma recorrente, dizemos existir um problema de segurança. Em casos assim, se diz que medidas de segurança precisam ser tomadas.

Encontramos a palavra segurança nos noticiários diariamente não só pelo sentido que foi expresso anteriormente mas também em relação aos trabalhos em prol de se manter um tráfico saudável de veículos nas estradas do país, bem como a situação desse tráfico em determinados momentos do dia. Para se manter e inspirar mais cuidado nos motoristas em relação às questões que envolvem a segurança no trânsito, criam-se campanhas de conscientização, contudo deixa-se um pouco de lado a qualidade da formação dos motoristas e de algumas estradas.

Um outro lugar em que é muito comum encontrarmos a palavra segurança é escrita nas costas do sujeito responsável por garantir que nada fora do normal e das normas de funcionamento de um estabelecimento aconteça. Um segurança poderá, por exemplo, prestar os primeiros socorros a alguém que foi vítima de uma mal súbito ou evitar uma briga, até mesmo um crime.

Segurança no Trabalho

Segurança no trabalho é como chamamos ao conjunto de medidas, estudos, valores e técnicas que visam auxiliar na qualidade do ato de trabalhar de modo a minimizar os desgastes a saúde e a integridade física do trabalhador.

Podemos dizer também que a Segurança no Trabalho é um campo de estudos e o profissional dessa área é conhecido como técnico em Segurança do Trabalho. O profissional dessa área é o responsável capaz de analisar as condições de trabalho em uma indústria, por exemplo, e propor medidas organizacionais e comportamentais para reduzir os riscos de acidentes de trabalho, assim como propor soluções aos profissionais para que não comprometam o seu bem estar físico e moral em sua atividade.

Equipamentos de Segurança

Equipamentos de Segurança são o conjunto de itens projetados para promover algum tipo de proteção ao ser humano ou para aquilo que é de sua propriedade. Entre alguns desses itens, podemos citar câmeras de segurança, airbags, sinto de segurança, capacete, cadeado, protetor auricular e etc.

Segurança Pública

Segurança pública é um dever do Estado, de acordo com o que estipula o artigo 144 da Constituição de 1988; cabe a ele manter um estado de harmonia dentro da sociedade, munindo-se para esse intento de leis e agentes que serão membros das instituições constituídas para tanto. Entre as instituições que a constituição brasileira prevê como responsáveis por manter a segurança pública no país temos: polícia ferroviária federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias militares, polícia federal e corpos de bombeiros militares.

Segurança da Informação

Segurança da Informação é uma preocupação bastante atual caracterizada pelos debates, estudos, medidas e programas criados para proteger os dados salvos ou compartilhados por usuários de internet e equipamentos eletrônicos que permitam o compartilhamento de dados. A medida mais básica que se pode tomar para se manter a segurança dos seus dados é garantir que o seu antivírus esteja sempre atualizado.

O significado de Segurança está na categoria Significados