Significado de Semancol

O que é Semancol

Semancol é uma gíria brasileira.

O que é Semancol:

O significado de Semancol é um remédio imaginário que faz com que as pessoas sejam mais humildes. Ou seja, semancol provém do famoso “se mancar”, que quer dizer que a pessoa precisa aprender a usar o bom senso, para que seja possível perceber quando se está cometendo um erro ou quando é feito ou falado algo inconveniente.

Semancol, portanto, vem da gíria “se mancar” mais o sufixo “ol”, que é a terminação da grande maioria das medicações. Assim, este medicamento imaginário seria indicado para quem sofre com falta de percepção. É uma maneira de curar essas pessoas que não pensam antes de agir ou falar alguma coisa.

Se marcar seria o suposto verbo que indica a necessidade que um indivíduo tenha em compreender algum momento ou situação em que suas atitudes devem ser ponderadas, para que não prejudiquem ou ofendam alguém. Para um fácil entendimento, semancol é o mesmo que a pessoa ter consciência e noção de suas ações.

Muitas pessoas ainda utilizam a gíria com outra grafia: “simancol”, entretanto a mais comum e considerada correta é “semancol”. É curioso que algumas pessoas determinam que outra precisa tomar o “chá de semancol” como uma maneira mais light para sugerir ao indivíduo que precisa parar com o que está fazendo ou falando.

Por isso, uma pessoa que não percebe que passou dos limites, que está sendo inconveniente, que está aborrecendo os demais e agindo de maneira contrária ao momento, é aquela que precisa de semancol.

Por exemplo:

“Acho que você precisa de semancol. Eu mesmo posso te receitar isso.”

“Meu ex-namorado não tinha semancol – ele sempre criticava a casa de meus pais, e justamente na frente deles!”

“Por que ele não aprende a ter semancol? Eu já disse não para ele diversas vezes, mas ele continua insistindo!”

“Chá de Semancol” é o nome de uma música da banda brasileira Companhia do Calypso e o termo também está presente na letra, no seguinte trecho:

Não vem me paquerar

Não vem me engabelar

Janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho

Até dezembro vai cansar,

Cansar de esperar

Porque não vai rolar

É melhor você tomar

Chá de semancol.”

Na área da publicidade, pode-se encontrar a palavra semancol em uma campanha lançada no verão de 2004/2005, da empresa Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – que visava conscientizar sobre o uso racional de um dos bens mais preciosos da humanidade: a água.

Pela região, a organização distribuiu spots que faziam o anúncio de um produto chamado “Semancol”.

Compartilhe este significado: