Significado de Semper Fi

O que é Semper Fi

Semper fi ou semper fidelis, na tradução para o português, diz respeito a uma expressão latina que significa “sempre fiel”.

Trata-se de um lema comum entre os soldados navais que fazem parte do United States Marine Corps, em português Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América.

Significado de semper fi

Significado de semper fi

Para os marines — nome dado aos fuzileiros navais — este lema sugere patriotismo ao país, espírito de união, fidelidade e parceria que todos os membros da equipe compartilham entre si. É como se fosse uma responsabilidade que assumem perante aos estadunidenses e à nação.

Portanto, nesse contexto, seu significado remete a atos de honra e lealdade — diz respeito a um estilo de vida e conjunto de compromissos. Do mesmo modo, pode ser considerado um grito de guerra para motivação aos soldados.

Na Europa, foi uma expressão muito utilizada entre famílias tradicionais, instituições e cidades, principalmente nos países nórdicos, durante os séculos XIII e XVI. Inclusive, o lema foi impresso em alguns brasões dessas famílias.

Veja também os significados de Fiel e Fidelidade.

É uma expressão também muito utilizada na Igreja Católica ou em religiões de base cristã, porém acrescida de outra palavra, podendo ficar da seguinte forma: “semper fi, semperparatus”, que na tradução para o português significa “sempre fiel, sempre pronto”.

Atualmente, é possível encontrar o lema escrito em alguns jogos on-lines de ação. Isso certamente é uma curiosidade para os amantes desse estilo de jogos. Os jogos também se referem a soldados, batalha naval e lealdade entre fuzileiros.

Sendo assim, quando uma pessoa deseja demonstrar sua honra, sua fidelidade e lealdade, a expressão oriunda do latim pode representar a utilização de um vocabulário mais rebuscado e interessante.

Veja abaixo algumas aplicações do lema para melhor entendimento:

  • Semper Fi ao meu país! (Sempre fiel ao meu país – espírito de patriotismo).
  • Manter-me-ei semper fi ao senhor meu Deus! (Religioso que se mantêm fiel ao seu Deus).
Compartilhe este significado: