Significado de Sensação

O que é Sensação

Sensação é um substantivo feminino, cujo significado é sentimento, sensibilidade, surpresa, grande impressão ou ativação de uma determinada função sensorial.

Em fisiologia, a sensação é a impressão que é causada em um órgão receptor através de um estímulo e que, por meio de uma via aferente, é levada até o sistema nervoso central.

Para a Epistemologia, a sensação é uma espécie de reação física provocada pelo impacto que um corpo exterior provoca no corpo de um animal ou indivíduo, que acaba por ativar as áreas primárias do córtex cerebral.

O organismo dos seres recebem, a todo o momento, variados estímulos, sejam eles externos ou internos. O que pode diferenciar o mesmo estímulo provocado em dois seres é a forma de percepção que cada um possui e interpreta.

Deste modo, no corpo humano, as principais sensações são 6 no total, a saber: Visual, Auditiva, Olfativa, Gustativa, Tactiva e Espaciais. Por sensação visual compreende-se a percepção dos estímulos por meio dos olhos. Por sensação auditiva tem-se a percepção pela vibração dos sons que o ouvido capta. Já por sensação olfativa é o reconhecimento através do nariz.

A sensação gustativa é o reconhecimento provocado pelo estímulo por meio do paladar, cujo sabor identificará se o gosto percebido é agradável ou não. A sensação tactiva, por sua vez, é o sentido percebido pelo contato com a pele. E, por último, as sensações espaciais são aquelas relacionadas ao sentido de equilíbrio, lateralidade, elevação e queda. Quando ocorre algum tipo de desvio diz-se que houve uma tontura.

Todos estes modelos de sensação enviam e recebem os estímulos provocados ao cérebro através de um conjunto de nervos. Por ora, essas mesmas sensações são variáveis já que se diferenciam em duração e intensidade.

A palavra sensação é tomada em sentido figurado para descrever um tipo de sintoma ou uma forte emoção. No primeiro caso, é comum dizer ou ouvir frases como as seguintes: sensação de tontura, sensação de falta de ar ou sensação de palpitação no peito. Por outro lado, o segundo caso pode ser melhor exemplificado com as seguintes frases: “Quando revi aquelas fotos tive uma sensação muito estranha” ou “Sabe, tenho a forte sensação de que já te conheço , mas não sei de onde”.

A palavra sensação é também muito empregada na mídia principalmente em rádios e canais de entretenimento para mencionar que algo ou alguém surpreendentemente ganhou fama como, por exemplo, “O cantor X dispara na liderança com a música Y que é a mais nova sensação do momento”.

Existe ainda o termo sensação térmica que é utilizado para descrever a temperatura sentida pelas pessoas e que, geralmente, difere da temperatura real marcada pelos termômetros. A diferença entre as temperaturas é provocada por fatores climáticos como, por exemplo, a umidade e a velocidade do vento.

Assim sendo, se em um determinado lugar os termômetros registram uma temperatura de 35 °C, as pessoas podem sentir a temperatura na casa dos 42°C ou 45°C e, quando o clima é mais frio a diferença é também significativa, ou seja, e há o registro de 14°C, a sensação térmica pode ser de 9°C.

Há ainda o Grupo Sensação que é um conjunto de pagode formado em 1986 por amigos que frequentavam a Zona Norte de São Paulo e a Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

O primeiro disco foi gravado em 1992 e em 2009 lançaram o DVD “Sensação Ao Vivo”. Entre os seus maiores sucessos destacam-se “Coral de Anjos” e “Sentimento Nu”.

O significado de Sensação está na categoria Significados