Significado de Sensacional

O que é Sensacional

Sensacional é uma palavra cujo significado deriva do latim, especificamente da palavra sensatione. Essa palavra significa algo relacionado à sensação. Essa palavra também é utilizada para descrever qualquer coisa que possa ser denominada extraordinário, maravilhoso, espetacular, algo novo, incomum e surpreendente.

Aproximadamente no período do século XVlll, a palavra sensacional passou a adquirir, além de seus múltiplos significados, mais uma aplicação. O termo passou a ser associado à surpresa ou admiração para um indivíduo ou grupo. Em quase todos os casos, a palavra é aplicada em orações para ser associada a algo bom, sentimentos positivos e inspiradores, também comumente usado para elogiar alguém ou alguma coisa muito boa, inusitada e genial.

Por exemplo: o arremesso do jogador foi simplesmente sensacional!

A palavra sensational é a tradução exata da palavra sensacional em inglês. Um exemplo de sua aplicabilidade estrangeira: They invited me to have lunch at their restaurant and the food was sensational! – Eles me convidaram para almoçar no restaurante deles e a comida estava sensacional!

Sensacionalismo

O sensacionalismo pode ser descrito como a ação de causar emoções a determinado grupo ou indivíduo. Na área da psicologia, o sensacionalismo nada mais é do que um sistema que prioriza as sensações em todas as experiências conscientes de um ser humano.

A mídia é comumente é considerada extremamente sensacionalista, independente da forma que se apresenta (escrita, áudio ou audiovisual), existe sensacionalismo na mídia. Existem muitos casos de jornais e canais de televisão que se concentram em dar prioridade para notícias chocantes, com o objetivo de impactar e causar espanto no público por meio de imagens assombrosas e matérias pesadas. Devido a isso, muitos desses meios de comunicação são duramente criticados, pois em teoria, sua principal função seria informar o telespectador quando na verdade, desempenha a função de chocá-lo, possivelmente por maior audiência.

Nem sempre todas as notícias sensacionalistas são grandes por natureza. Diversas vezes são notícias pequenas e desinteressantes para uma parcela de público. Para atrair os espectadores e leitores, as notícias são exageradas e expandidas com apelações emotivas e criação de polêmicas

Embora seja um tema muito abordado atualmente, indícios de sensacionalismo podem ser notados ao longo da história desde muito tempo atrás. Um exemplo disso é a Roma Antiga, que usava de relatos e anúncios feitos e exibidos diariamente nos murais públicos, servindo para espalhar as notícias entre as pessoas não alfabetizadas. Características de sensacionalismo também podem ser encontrados nos livros do século XVI, embora os historiadores dizem que essa era apenas uma maneira de ensinar lições de moral para a população. A função do sensacionalismo é trazer um público novo nicho de audiência para as notícias, método jornalístico muito utilizado sobre as classes sociais inferiores, que tinham um interesse muito menor em obter informações sobre assuntos que consideram além dos fatores necessários para sua sobrevivência, como assuntos políticos e econômicos.

Esse método se baseia no conceito da influência de massa. O cuidado que deve ser tomado ao aplicar o sensacionalismo deriva do fato que um sentimento estimulado sobre uma massa pode ter efeitos devastadores. Por isso, o sensacionalismo é usado de modo que causa sensações impactantes, mas normalmente se tem o cuidado que não crie uma comoção negativa do público.

O significado de Sensacional está na categoria Significados